Encontro decorreu em Turim


Quatro investigadores do IPG - Instituto Politécnico da Guarda estiveram em Turim, num encontro da UNITA, de 25 a 28 de Outubro, onde apresentaram os seus contributos científicos nas áreas do envelhecimento activo, das migrações e das energias renováveis. A UNITA é uma aliança que une instituições de ensino superior de cinco países europeus – Portugal, Espanha, França, Itália e Roménia – que têm em comum a sua localização em zonas transfronteiriças e de montanha.
Os investigadores do IPG participaram em três painéis de debate: “Migração: Cidadania Europeia e Saúde”, que contou com a participação do docente e investigador Pedro Gouveia da Fonseca; “População Envelhecida”, no qual participaram as investigadoras Carolina Vila-Chã e Fátima Roque; e “Tecnologias Verdes: Energias Renováveis e a Transição Verde”, que contou com a intervenção do investigador António Costa.
Fátima Roque, docente e investigadora no IPG, disse que “foi uma experiência muito enriquecedora! A participação neste encontro da UNITA permitiu-nos apresentar os nossos projectos de investigação e ter uma visão mais abrangente dos projectos que têm sido desenvolvidos noutros países na área do envelhecimento saudável, e que também poderão ser implementados no nosso território”, afirma. “Estes dias foram também importantes para trocas de ideias entre as instituições de ensino superior no sentido de desenvolverem parcerias e apresentarem candidaturas a projectos europeus”.
A rede UNITA – Universitas Montium tem como universidades fundadoras a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Saragoça, a Universidade de Turim, a Universidade de Savoie Mont-Blanc, a Universidade de Pau et Pays de L’Adour e a Universidade de Timisoara. O objectivo é discutir e partilhar problemas comuns que dificultam o desenvolvimento das zonas rurais, montanhosas e transfronteiriças, em que estas instituições se inserem, e ainda definir novas estratégias de desenvolvimento sustentável. Em 2021, o IPG passou a integrar a rede UNITA, como membro associado, a convite da Universidade da Beira Interior.