Coordenadas por professores bibliotecários


O mês de Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar e este ano é subordinado ao tema “A tua Biblioteca Escolar: um mapa de ideias”. Este ano, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece o dia 27 de Outubro como Dia da Biblioteca Escolar, sendo que as Bibliotecas escolares da Guarda juntaram-se, como sempre, ao evento e realizam diversas actividades ao longo do mês, em especial no dia 27.
O concelho da Guarda tem dois Agrupamentos Escolares - Sé e Afonso de Albuquerque -, e possui um total de 14 Bibliotecas Escolares em estabelecimentos de ensino da cidade e do meio rural. As Bibliotecas Escolares deste concelho fazem parte de um universo de mais de 2.400 bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares. A primeira Biblioteca Escolar do concelho a ser integrada na Rede foi a da Escola Secundária de Afonso de Albuquerque, em 1999, e a última foi a Escola Básica da Sequeira, em 2012. O Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque é o que tem o maior número de Bibliotecas Escolares. Tem 8, que abrangem os vários níveis de ensino desde o pré-escolar até ao ensino secundário. Na área urbana da cidade encontram-se as Bibliotecas das Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico Adães Bermudes (que tem o nome de Manuel António Pina), Augusto Gil (Augusto Gil), Bonfim (Adriano Vasco Rodrigues), Lameirinhas (Rui de Pina) e Santa Zita (Virgílio Afonso). Situam-se também as Bibliotecas da Escola Básica de Santa Clara (2.º Ciclo) e da Escola Secundária Afonso de Albuquerque (3.º ciclo e secundário). A única Biblioteca de fora da cidade é a do Centro Escolar de Gonçalo. No Agrupamento de Escolas da Sé existem 6 Bibliotecas Escolares, sendo que 3 servem alunos do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Escola Básica da Estação (tem o nome de Nuno de Montemor), Centro Escolar da Sequeira e Centro Escolar do Vale do Mondego. As outras 3 têm como público-alvo alunos do 5.º ao 12.º anos de escolaridade: Escola Básica com 2.º e 3.º Ciclos de S. Miguel, Escola Básica com 2.º e 3.º Ciclos Carolina Beatriz Ângelo e Escola Secundária da Sé.
Por aquilo que apurou o Jornal A Guarda, as 14 Bibliotecas Escolares do concelho da Guarda são frequentadas “pela maioria dos alunos das escolas e são vistas como espaços atractivos, acolhedores e propícios à realização de tarefas de diferentes tipos”.
Os seus pilares são os professores bibliotecários, docentes de diferentes níveis de ensino, com formação académica e contínua em áreas como a biblioteconomia, leitura, novas tecnologias, entre muitas outras. Aos professores juntam-se outros docentes e assistentes operacionais, constituindo-se desta forma equipas de trabalho coesas, dinâmicas e capazes de dar respostas na procura e tratamento de informação de diferentes áreas do saber em diversos suportes. Para estas equipas multidisciplinares é também muito importante o trabalho que desenvolvem com todos os docentes dos agrupamentos, assim como com a Biblioteca Municipal e outros serviços da autarquia, sendo que o apoio das direcções das escolas tem sido imprescindível.