Nomes identificados no site Memorial Virtual


De acordo com um levantamento efectuado pelo Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes a partir do site Memorial Virtual (www.memorial virtual.defesa.pt), na I Grande Guerra (1914-1918) morreram 32 militares naturais do concelho da Guarda.
A direcção do Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes adiantou ao Jornal A Guarda que a pesquisa efectuada no site, com a referência “Guarda”, permitiu confirmar a existência de 32 militares falecidos só no concelho da Guarda, não estando ainda feito o apuramento dos dados distritais. Adiantou que actualmente existem duas mulheres na região, uma na Guarda e outra no concelho de Celorico da Beira, filhas de ex-combatentes da I Grande Guerra “que ainda hoje recebem um pequeno subsídio do Estado e da Liga dos Combatentes” por os pais terem combatido em França.
Aquele Núcleo tem sob a sua responsabilidade a preservação do monumento aos mortos da Grande Guerra, um talhão com 21 sepulturas no cemitério da Guarda, uma sepultura no cemitério de Mangualde da Serra (Gouveia), uma sepultura em Pêro Soares (Guarda) e outra no cemitério de Vila Fernando (Guarda). Recentemente, o talhão do antigo cemitério da vila de Almeida também passou para a alçada do Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes. De acordo com a direcção da instituição, “está em curso um processo de trasladação das sepulturas do talhão para o cemitério novo da vila”.
Refira-se também que o Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes, que tem sede no antigo edifício onde esteve instalado o Regimento de Infantaria 12 (RI 12), participou, no dia 18 de Outubro, na cerimónia nacional de homenagem aos mortos da 1.ª Grande Guerra Mundial, com a realização de uma cerimónia militar e o descerramento de uma placa alusiva ao Centenário da Grande Guerra (1914-18), no monumento aos Combatentes, no Jardim José de Lemos. No âmbito das comemorações, irá decorrer, no dia 8 de Novembro, em Almeida, junto ao monumento de homenagem aos Combatentes, uma cerimónia evocativa, com a presença de uma secção de militares do Regimento de Infantaria 14.