Mário Costa, docente da área de natação e biomecânica do curso de desporto do IPG, foi distinguido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) com uma menção honrosa na área do “Treino Desportivo”.


Esta distinção está relacionada com o trabalho intitulado “Efeitos fisiológicos do treino em nadadores de elite: uma revisão sistemática em micro-variáveis”.
De referir que aquela investigação é o resultado do esforço desenvolvido por Mário Costa em prol da atividade científica no âmbito da natação.
O reconhecimento por parte da COP (segundo prémio do concurso) “vem comprovar que a qualificação docente e a investigação aplicada são uma realidade nos cursos de licenciatura e mestrado em Desporto do IPG, com evidente benefício para os alunos”, como foi referido pelo responsável da UTC de Desporto da ESECD/IPG, Nuno Serra.
A entrega deste prémio teve lugar na passada quinta-feira,27 de Novembro, na Gala do COP, em Lisboa.
Recorde-se que Comité Olímpico de Portugal (COP), em parceria com a Fundação Millennium BCP, instituiu em 2014 os “Prémios COP/Fundação Millennium BCP Ciências do Desporto”, destinados a distinguir anualmente os melhores trabalhos de investigação nas diversas áreas das ciências do desporto.
Estes prémios visam apoiar e estimular o desenvolvimento do desporto através da qualidade da investigação científica sobre os seus fatores críticos de competitividade.
São seis as áreas distinguidas, que se repartirão por anos pares e ímpares. No presente ano foram recebidas 25 candidaturas, nas três categorias a concurso.