Iniciativa vai até maio de 2024


As Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço começaram esta terça-feira, 23 de Maio, na Guarda. A iniciativa vai prolongar-se ao longo de um ano com dezenas de actividades que pretendem celebrar a vida e o pensamento de Eduardo Lourenço.
Professor, escritor, ensaísta e filósofo, Eduardo Lourenço foi um incansável pensador de Portugal, da sua identidade e destino, sendo unanimemente reconhecido como um dos maiores vultos da cultura portuguesa contemporânea.
As comemorações arrancaram na aldeia natal do ensaísta, São Pedro do Rio Seco, concelho de Almeida, com a inauguração de um memorial e de um percurso literário musicado com a participação de alunos de Almeida.
Na Guarda, a Sessão Solene de Abertura das Comemorações decorreu na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço com a presença dos membros da Direcção do CEI, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, o Presidente da Câmara Municipal de Almeida, António machado, o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão e o Reitor da Universidade de Salamanca, Ricardo Rivero Ortega, o vice-presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Manuel Salgado, bem como de familiares do ensaísta.
O presidente da Câmara falou do “nosso grande Eduardo Lourenço” que “sabia a verdadeira centralidade da Guarda”.
Sérgio Costa disse ainda que “Eduardo Lourenço foi embaixador ibérico “que quis aproximar culturas e territórios”, ao mesmo tempo que “foi um promotor da paz”. Lembrou que com Eduardo Lourenço é importante “continuar a abrir portas para o mundo e promover o entendimento e a paz entre povos”.
Seguiu-se a inauguração da exposição fotográfica “Contrariado, mas vou…”, Eduardo Lourenço por Alfredo Cunha, e o Congresso “Leituras de Eduardo Lourenço”.
Do programa também fez parte o lançamento de dois livros de referência sobre a vida e obra do pensador: a “Fotobiografia de Eduardo Lourenço”, da autoria de Maria Manuel Baptista, Manuela Cruzeiro e Fernanda de Castro e “Eduardo programa também integrou a inauguração da escultura “Eduardo Lourenço” do artista plástico guardense Pedro Figueiredo, no Jardim José de Lemos, e o Concerto “In Memoriam de Eduardo Lourenço”, pela Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, sob a direcção do Maestro Osvaldo Ferreira e a participação especial do actor José Neves, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda.
Esta quarta-feira, 24 de Maio, a Biblioteca Municipal acolheu o Congresso “Leituras de Eduardo Lourenço” e o lançamento do livro “Vida Partilhada: Todos nós Ibéricos”, de Eduardo Lourenço.
Também foi inaugurada a Exposição “Feito de papel com um coração no fundo: Sobrevoando a «Mala» de Eduardo Lourenço - Mostra de Livros da Biblioteca de Eduardo Lourenço”, com curadoria de Maria Manuel Baptista, Fernanda de Castro e Beatriz Stutz (Universidade de Aveiro/CLLC).