Guarda – De 21 a 24 de Abril


O Centro de Estudos Ibéricos vai realizar a quinta edição dos Encontros “Imagem e Território: Fotografia sem Fronteiras”, a partir de hoje, 21 de Abril, até Domingos, 24 de Abril, na Guarda.
Integrados no projecto “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras” estes encontros resultam do envolvimento activo do Centro de Estudos Ibéricos na cooperação territorial e no seu comprometimento com os territórios de baixa densidade, visando, através da Imagem, dinamizar a cooperação e a inclusão dos territórios, rompendo com a exclusão e invisibilidade a que estão votadas vastas regiões do país e do mundo. Os Encontros conjugam diversas actividades em torno da temática da Fotografia e do Território, nomeadamente Exposições, Debates, Mostras de Fotografia, Lançamento de Publicações e um Roteiro Fotográfico. O Roteiro Fotográfico “Ambiente e Ruralidade” resulta da habitual parceria do Centro de Estudos Ibéricos com Fotoclube da Guarda e conta com o apoio da Fujifilm. Integrado no programa do 5º Encontro “Imagem e Território: Fotografia sem Fronteiras”, o roteiro visa evidenciar os múltiplos cenários dos nossos territórios rurais e a diversidade da riqueza ambiental e paisagística, em linha com os principais objectivos dos Encontros de rentabilizar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia.
Rostos, arquitectura, artefactos, caminhos, solidão, religiosidade, tradições, paisagens, flora, patrimónios, afectos, ausências, sulcos do tempo ou caprichos da natureza…Há inúmeros motivos para fixar através das objectivas dos participantes neste roteiro fotográfico.
O percurso tem início em Famalicão da Serra e termina na aldeia de Trinta, locais onde serão inauguradas duas exposições do Fotoclube da Guarda. Além dum encontro de fotógrafos de vários matizes, esta iniciativa procura fomentar o intercâmbio entre Fotoclubes, proporcionando conversas e captação de imagens que serão expostas em próximas iniciativas.