Guarda


Para assinalar o 16º aniversário, o Centro de Estudos Ibéricos promove, nos dias 25 e 26 de Novembro, um conjunto de iniciativas ligadas à Fotografia e ao Território.
No dia 25 de Novembro, às 18.00 horas, decorre na Galeria do Teatro Municipal da Guarda” a exposição “Transversalidades 2016. Fotografia sem Fronteiras”, com apresentação do Catálogo, entrega dos prémios aos vencedores do concurso e inauguração da exposição.
A Exposição “Transversalidades 2016 – Fotografia sem fronteiras: coordenadas e sinais de mudança” é uma mostra que resulta da selecção das mais de 4000 imagens submetidas a concurso. As 38 fotografias premiadas repartem-se pelas categorias de Melhor Portfolio, Melhor Portefólio temático e Menções Honrosas repartidas pelos quatro temas do Concurso, obras de alguns dos melhores fotógrafos oriundos de todas as geografias do planeta.
O projecto “Transversalidades – Fotografias Sem Fronteira” teve início em 2011 tendo em vista aproveitar o valor estético e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar as trocas entre territórios fronteiriços de matriz ibérica. Trata-se de uma aposta no reforço do eixo cultural e científico Guarda, Coimbra, Salamanca e da cooperação e envolvimento activo das pessoas e instituições de todos os países de expressão ibérica.
A 5ª edição do concurso Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras, que decorreu entre 11 de Março e 31 de Maio de 2016, alcançou resultados quantitativos e qualitativos que atestam a maturidade e valia da iniciativa: foram submetidas cerca de 700 candidaturas (mais do dobro do ano passado) e a sua penetração aumentou ao atingir mais de 30 países representados. Os participantes, provenientes de quase todos os Continentes, asseguram uma representatividade alargada, geográfica e profissional, com fotógrafos, fotojornalistas, designers e outros artistas a marcarem presença assinalável. Os múltiplos olhares que lançam sobre pessoas e paisagens de diferentes continentes asseguram uma mostra onde se contempla a riqueza e a diversidade natural, humana e cultural.
Às 21.00 horas, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, terá lugar a inauguração da exposição “Rumores do Mundo: Olhar a diversidade que nos rodeia”. Segue-se uma Tertúlia com intervenções de Pedro Pita (Universidade de Coimbra), Jorge Pena (Fotógrafo), Santiago Santos (Fotógrafo) e Florencio Maíllo (Universidade de Salamanca).
No dia 26 de Novembro, às 10.00 horas, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, tem lugar a inauguração da mostra “Imaginar o território: uma geografia do olhar”, com apresentação do Catálogo e intervenções de Rui Jacinto (Universidade de Coimbra), Valentín Cabero (Universidade de Salamanca), Jorge Gaspar (Universidade de Lisboa), Susana Paiva (Fotógrafa), Fernando Paulouro (Jornalista; Escritor), Victorino García (Fotógrafo), Duarte Belo (Arquiteto; Fotógrafo), Fernando Rodríguez de la Flor (Universidade de Salamanca), Lúcio Cunha (Universidade de Coimbra). Às 12.45 horas, decorre o lançamento da Revista Iberografias [12 |2016].
A partir das 14.45 horas, no Paço da Cultura, decorre a iniciativa “A Cor do Olhar: Homenagem a Monteiro Gil”, com inauguração das exposições “Olhos nos Olhos” e “Imaginary Travel Around the USA”, fotografias de Monteiro Gil.