Comemorações do 1º Centenário da Morte de S. Bento Menni


A inauguração das obras de remodelação da Unidade 1, que decorreram ao longo dos últimos meses, foi um dos momentos que assinalou o encerramento das comemorações do 1º Centenário da Morte de S. Bento Menni, na Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda. A cerimónia, que decorreu na manhã do dia 24 de Abril, mostrou um espaço completamente requalificado com capacidade para 20 camas e com um sistema inovador de luz natural (solatube – sistema de prismas que reflecte a luz).
Isabel Morgado, Directora da Casa de saúde Bento Menni, explicou ao jornal a Guarda que as obras vão continuar a partir do dia 4 de Maio, tendo em vista a remodelação da Unidade 3.
Outro dos momentos que marcou o dia foi a celebração da Missa, na Sé da Guarda, presidida pelo Bispo da Diocese. D. Manuel Felício lembrou que a evocação do primeiro centenário da morte de S. Bento Menni foi um desafio para recordar a sua mensagem, não só para as Irmãs e colaboradores da instituição, mas para toda a Igreja. “A sua mensagem não nos vem só das suas palavras mas vem-nos essencialmente pelo exemplo da sua vida”, referiu o Prelado, na homilia da missa em que participaram vários sacerdotes, um diácono e grande número de pessoas.
D. Manuel Felício recordou que o “Profeta da Hospitalidade” teve a grande missão de restaurar a obra Hospitaleira em Espanha (Barcelona e Granada), missão que alargaria a Portugal (onde entrou por Aldeia da Ponte – Sabugal) e México.
O Bispo da Guarda explicou que “S. Bento Menni inaugurou uma nova arte de cuidar, através da conjugação da ciência e da caridade”.
No acolhimento a todos os que quiseram participar na Missa, a Irmã Isabel Morgado, fazendo eco da saudação hospitaleira da Superiora Provincial disse: “Neste dia em que celebramos o Encerramento do Centenário da morte de S. Bento Menni é com muita alegria que iniciamos esta celebração dando graças a Deus pela vida e obra deste Homem com um Coração grande, um coração sem fronteiras, que a todos acolhia e amava, e de modo especial, a pessoa em qualquer situação de sofrimento. Para todos foi o rosto do Amor Misericordioso de Jesus”.
Explicou que durante o ano “tentamos fazer Memória da Santidade Hospitaleira percorrendo um caminho que, a cada passo, nos ia revelando a grandiosidade de alguém que desde muito jovem se entregou de alma e coração à causa da Hospitalidade”.
Apontou S. Bento Menni como “um herói ao serviço da hospitalidade” que demonstrou a sua heroicidade “no perdão, na humildade, na obediência, no serviço de pastor, na sua capacidade de organização e de gestão”.
As comemorações terminaram com um “Dão de honra” no antigo edifício da Câmara Municipal da Guarda, na Praça Velha.