Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela


A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela deu início, no dia 16 de Fevereiro, à plantação de 1.600 árvores autóctones nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas e Trancoso. Esta iniciativa termina esta quinta-feira, dia 22 de Fevereiro, no concelho de Celorico da Beira.
No total, serão plantadas 1.600 espécies autóctones, como carvalho negral, carvalho alvarinho e azinheira, entre outras, cada uma delas associada a um padrinho ou madrinha. O apadrinhamento aconteceu no âmbito da acção Verde Puro, promovida em 2023, na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa. A ideia tinha em vista dar a conhecer o território e incentivar os visitantes a visitar a região para plantar as árvores, mas também para depois ir acompanhando o seu crescimento. Na altura inscreveram-se como padrinhos e madrinhas 1.600 pessoas.
Para concretizar a campanha de reflorestação, a CIM Beiras e Serra da Estrela distribuiu 250 a 300 árvores por cada um dos oito municípios envolvidos nesta iniciativa.
Na Guarda a plantação decorreu na zona envolvente à Torre de Menagem e contou com a participação de 130 alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque.
Em Figueira de Castelo Rodrigo a acção de reflorestação, com 200 árvores autóctones, teve lugar na Serra da Marofa e contou com a participação e apoio da Equipa de Sapadores Florestais da Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, ATN, os alunos do Curso CEF 1 e 2 do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.
Em Almeida a acção envolveu perto de 120 pessoas do Município de Almeida (Divisão de Ambiente e Protecção Civil), CIM Beiras e Serra da Estrela, Agrupamento de Escolas de Almeida (Turmas do 7º e 8º ano), GNR de Vilar Formoso – NPA e CROFLOR – Associação de Produtores Florestais do Cró.
A iniciativa será replicada na BTL 2024, que tem lugar de 28 de Fevereiro a 3 de Março, na Feira Internacional de Lisboa. Os visitantes terão novamente a oportunidade de apadrinhar, gratuitamente, uma árvore autóctone no território.
A CIMBSE é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).