Guarda

No final da última reunião do executivo, realizada esta segunda-feira, 8 de Junho, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, anunciou a possibilidade de a Torre dos Ferreiros, que está a ser alvo de obras de limpeza e de restauro, poder ser visitável, para aumentar a oferta turística da cidade, transformando o monumento em “ponto importante de visita e de atracção para a Guarda”.
Álvaro Amaro adiantou que o Município irá “estudar bem” aquela possibilidade e também a relação dos custos que a intervenção poderá ter em relação aos benefícios que, espera, sejam “muitos”. “A dificuldade maior, os custos, será depois no cimentar, solidificar a estrutura, a escadaria, que permitirá às pessoas poderem subir àquele ponto alto e terem a partir daí uma visão e uma vista muito bonita da cidade da Guarda”, referiu. Caso a possibilidade se concretize, para além de uma intervenção na escadaria existente, será necessário retirar do cimo da Torre dos Ferreiros as sirenes dos bombeiros e a estação meteorológica, estando a autarquia já a dialogar com os bombeiros para as sirenes serem instaladas noutro ponto alto da cidade.
A Torre dos Ferreiros, classificada como Monumento Nacional, começou a ser restaurada na semana passada. Com a intervenção em curso, a Câmara pretende requalificar aquele elemento patrimonial medieval pertencente ao núcleo histórico da Guarda e devolver-lhe dignidade.
Durante as obras serão removidos os líquenes, musgos e outras plantas infestantes com recurso a biocidas e herbicidas. A intervenção prevê também a limpeza de grafitis e a remoção de manchas e de outras sujidades através da aplicação de água pressurizada.