Sabugal - Dia do Concelho


No Sabugal, o Dia do Concelho, instituído há cerca de dez anos, é assinalado no dia 10 de Novembro e serve para agraciar os funcionários do município e algumas figuras públicas da sociedade. Como o Feriado Municipal acontece, em Abril, no dia da Senhora da Graça (Sabugal) e da Senhora da Granja (Soito) e não tem qualquer tipo de cerimónia, a autarquia decidiu aproveitar o dia da confirmação do foral do Sabugal, por D. Dinis, em 1296, para promover uma sessão solene em que passou a agraciar os funcionários da autarquia “com 15, 25 e 35 anos e também figuras pública que se destacaram pelo seu mérito em termos de desporto, associativismo e mérito cívico”.
O Presidente da autarquia, Vitor Proença, explicou ao Jornal A GUARDA que este ano “foi agraciado o professor Rui Chamusco, que não pode estar devido a problemas de saúde, que é co-fundador da Associação dos Amigos Solidários com Timor-Leste (ASTiL) e promotor do Projecto de Solidariedade em Timor-Leste”.
Na cerimónia, que decorreu no Auditório Municipal do Sabugal, também foram atribuídas Medalhas de Mérito Cívico aos antigos Presidentes de Juntas de Freguesia, João do Inácio (Aldeia do Bispo), Jorge Dias (Bendada), António Marques (Casteleiro), Silvina da Silva (Quadrazais) e Fernanda Esteves (Sortelha) que, após três mandatos, não se puderam recandidatar nas últimas eleições autárquicas.
“Não associámos a este dia mais actividades, contamos vir a fazê-lo, nomeadamente mais algumas inaugurações, no próximo ano” disse Vitor Proença.
No rescaldo do primeiro ano de mandato, Vitor Proença, disse ao Jornal A GUARDA que está a ser feito “um trabalho de continuidade”. Actualmente a autarquia tem curso “projectos que transitaram do mandato anterior, no valor de cerca de 6 milhões”. Das obras em curso, o autarca do Sabugal destacou a via ciclável, no valor de um milhão de oitocentos mil euros; a requalificação da praia fluvial, no valor de um milhão e duzentos mil euros; a entrada sul, no valor de um milhão e duzentos mil euros; a requalificação da Praça da República e do Largo de Santiago, no valor de oitocentos mil euros.
Vitor Proença também considerou “estruturante para o território” a realização do SmartWork Center, um centro de trabalho partilhado que vai criar novas dinâmicas em termos empresariais, em termos de teletrabalho, em termos de coworking no território.
O programa comemorativo do Dia do Concelho teve início nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras, ao som do Hino Nacional interpretado por professores e alunos do Ensino Articulado do Polo do Sabugal da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte, com Guarda de Honra formada por elementos das Corporações das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito.
As comemorações do Dia do Concelho terminaram com um espectáculo de flamenco apresentado por Ana González y Su Gente, no âmbito do Festival ‘Sete Sóis Sete Luas’.