Na sequência da extinção das Direcções Regionais de Cultura


Com a responsabilidade de conduzir o processo até conclusão dos trabalhos de reconstrução e recuperação do Órgão da Sé, a Câmara Municipal da Guarda e a Direcção Regional de Cultura do Centro assinaram, no final de 2023, um acordo de cessão de posição contratual no qual o município assume o papel de entidade adjudicante.
Neste contexto e na sequência da extinção das Direcções Regionais de Cultura, no dia 31 de Dezembro de 2023, foi transferido o montante de 397.485,00 euros à Câmara Municipal da Guarda, valor referente aos trabalhos necessários para assegurar o pagamento das prestações restantes ao organeiro francês Frédéric Desmottes, estabelecido em Cuenca (Espanha).
O presidente da autarquia disse que se trata de “um projecto ambicioso em que muitos se empenharam ao longo de dezenas de anos e que nunca conseguiram fazer nada”. Sérgio Costa adiantou que que “este executivo municipal, eleito por um movimento independente, está a conseguir que este projecto seja uma realidade”.
O acordo assinado, no final de 2023, resultou de uma negociação que a autarquia fez com a Direcção Regional de Cultura do Centro. Neste processo, Sérgio Costa agradece e enaltece “o trabalho da senhora Secretária de Estado da Cultura”.
Em relação ao acordo anterior entre a Direcção Regional de Cultura do Centro, o Município da Guarda e a Diocese, o autarca explicou que “o Município da Guarda investiu e já pagou cerca de 150 mil euros e a diocese outros 150 mil euros”.
Sérgio Costa explicou que este ponto foi aprovado, por unanimidade, há meio ano atrás, em reunião de Câmara. Adiantou que “agora estamos perante a cessão contratual da Direcção Regional de Cultura do Centro para terminar o órgão”, ou seja “há uma parte que já foi investida, uma parte do órgão já está executada e nós agora iremos executar a restante parte”.
Com esta cessão da posição contratual, o financiamento do órgão da Sé da Guarda está assegurado pela tutela, com este montante de 400 mil euros.
O autarca referiu que “haverá ainda mais cerca de 100 mil euros, que poderão ser apoiados pelo PRR, para fazer a estrutura do órgão da Sé”.
Sérgio Costa referiu que “o trabalho foi feito, foi tudo bem negociado e, por isso, é que também na reunião de Câmara a cessão da posição contratual foi aprovada por unanimidade”.
O autarca considerou estranho que, depois, “movidos por outros interesses”, os representantes dos partidos políticos na reunião de Câmara “não aprovem o orçamento onde está incluída esta rubrica”.
“Nós só temos uma preocupação que é desenvolver a Guarda e dotar a Guarda dos meios e dos equipamentos necessários para que possa ser cada vez mais atractiva e possa ser cada vez mais desenvolvida”, considerou Sérgio Costa. E acrescentou: “Foi para isso que fomos eleitos e para isso que nós vamos continuar a trabalhar”.