Conferência sobre Gestão do Consumo de Água no Dia Mundial do Ambiente


No Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho, o Município da Guarda promoveu uma conferência que teve como tema a Gestão do Consumo de Água e apresentou novo sistema de gestão de rega de jardim.
O presidente da Câmara da Guarda disse que “falar de moderação do consumo de água é pensar no futuro sustentável do nosso território e da nossa comunidade”. Sérgio Costa adiantou que “é determinante sensibilizar mentalidades e tomar decisões políticas para promover a moderação do consumo de água, garantindo a sustentabilidade e a disponibilidade deste recurso essencial. A única atitude responsável é combater o desperdício e educar consciências, valorizando a importância da água e os problemas associados ao seu consumo excessivo”.
A Câmara da Guarda apresentou o projecto piloto de telegestão do sistema de regas de jardim que é uma das medidas de moderação do consumo de água em curso. Com este sistema, implementado em cinco jardins da cidade, é possível monitorizar e gerir, em tempo real, de forma mais eficiente a utilização deste recurso. A redução drástica da rega nos jardins, a reconversão de jardins de relva para arbustos, e a monitorização e telegestão do volume dos depósitos, são algumas das medidas em curso para a gestão do consumo de água do concelho. Sérgio Costa referiu que o Município já “iniciou a plantação de milhares de árvores em todo o concelho”, considerando que “as árvores e as florestas desempenham um papel fundamental na atracção e conservação da água”.
Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, disse que “a melhor resposta que devemos ter à seca, é usar melhor a água, sermos mais eficientes, sem prejuízo de tentar encontrar novas fontes de água como interligar barragens ou usar as águas para reutilizar para regar os jardins”, entre outros usos possíveis.
Pimenta Machado afirmou ainda que “temos que nos adaptar à nova realidade apostando na eficiência e em novos métodos de captação de água” referindo como exemplo a Central de Dessalinização no Algarve, um investimento já em curso, e que o mesmo está a ser pensado para a região de Odemira.
NO mesmo dia teve lugar a apresentação do novo Equipamento Móvel de Abastecimento de Água, adquirido em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, através do Fundo Ambiental.