Candidatura com pedido à UNESCO de inscrição na Lista do Património Cultural Imaterial


Até Janeiro de 2021, a Câmara da Guarda quer ver concluído o processo de instrução dos dossiês com os pedidos de inscrição do fabrico do cobertor de papa e do património natural e cultural associado, no Inventário Nacional do Património Cultural e com o pedido à UNESCO na Lista do Património Cultural Imaterial com necessidade de salvaguarda urgente.
O presidente da autarquia apresentou o novo projecto na reunião do executivo desta segunda-feira, 11 de Novembro, que tem a ver com “com a carta da paisagem da Guarda”, ou seja “património cultural e imaterial do município da Guarda”.
Este projecto de salvaguarda e afirmação identitária do património cultural imaterial da Guarda, das pessoas e dos seus saberes, “Carta da Paisagem da Guarda”, vai avançar a partir de Dezembro e é coordenado pelo antropólogo, Paulo Lima, responsável pelas candidaturas do Fado e do Cante Alentejano, entre outras, a Património da Humanidade da UNESCO.
De acordo com a autarquia o desenvolvimento deste projecto tem três fases de trabalho, e deve estar concluído em Janeiro de 2021. Na primeira fase, até Dezembro de 2020, será feita a produção de um inventário/catálogo dos bens culturais imaterial presentes no Município da Guarda, suportado por consulta de bibliografia, arquivo e trabalho de terreno. Serão construídos registos das manifestações que poderão ser arquivados em base de dados. Os bens culturais imateriais a inventariar serão todos aqueles que as comunidades reconhecem, sejam passíveis de inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial ou não, de acordo com as normas legais vigentes.
Na segunda fase do processo, a decorrer entre Março e Agosto de 2020, será instruído o dossiê com o pedido de inscrição do Fabrico do Coberto de Papa neste inventário nacional. A terceira fase, entre Dezembro de 2020 e Janeiro de 2021, será instruído o dossiê com o pedido à UNESCO de inscrição na Lista do património cultural imaterial com necessidade de salvaguarda urgente do Fabrico do Cobertor de Papa e do património associado, dando particular enfâse ao património genético e aos domínios associados à pastorícia, relevando também a promoção económica.
Eduardo Brito considerou o projecto da candidatura da Carta da Paisagem da Guarda como “uma ideia interessante” que vem de encontro às ideias que tem defendido, para o mundo rural no concelho da Guarda.