Pela tenda da “Cidade Natal” passaram mais de 70.000 pessoas


A Câmara Municipal da Guarda faz um balanço “muito positivo” de todo o programa da actividade “Guarda: A Cidade Natal”, realizada entre 5 de Dezembro e 6 de Janeiro, que terminou com o espectáculo de Cantar das Janeiras “Aqui Estou À Vossa Porta”.
Durante a quadra natalícia milhares de pessoas passaram pela tenda da “Cidade Natal”, mais de 70.000, pelas contas do Município e, na pista de patinagem, aventuraram-se no gelo, à volta de 5.000 crianças e jovens. A Feira Social - Aconchego de Natal foi visitada por cerca de 3.000 pessoas e mais de 20 instituições de solidariedade social colaboraram na instalação “Pontos de Cristal” no centro da cidade e na organização da Feira Social.
As escolas também não foram esquecidas e cerca de 2.500 crianças assistiram ao espectáculo “Um Dois Três, Ploc… Pinga outra vez” no Teatro Municipal da Guarda, no âmbito da animação de Natal. Também com as escolas e com os jardins-de-infância do concelho, cerca de 30 no total, a autarquia dinamizou a iniciativa “Anjos da Nossa Terra” numa parceria com a Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda e o comércio tradicional da cidade.
O “Espaço dos Sentidos” - que este ano surgiu renovado e uma vez mais apostando na promoção dos produtos da região da Guarda - foi visitado por mais de 1.500 pessoas nas instalações do futuro Museu de Arte Sacra. A autarquia refere, ainda, que “centenas de pessoas não quiseram faltar” à “Noite dos Anjos” na Rua do Comércio e à confraternização junto ao “Madeiro de Natal”, em tarde de Consoada, que este ano teve novo figurino e novo local de encontro (no Largo da Igreja da Misericórdia).
“Aqui Estou À Vossa Porta”, um espectáculo baseado no canto das Janeiras com a participação das colectividades do concelho, foi a iniciativa que fechou com “chave de ouro” o evento “A Cidade Natal”, em Dia de Reis, enchendo por completo o Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda.
Devido ao sucesso da actividade, a Câmara Municipal da Guarda pretende apostar e solidificar a marca “Guarda: A Cidade Natal” e já está nos planos da edilidade uma nova edição da iniciativa em Dezembro de 2015.
Recorde-se que a com a iniciativa “Guarda: A Cidade Natal” a autarquia pretendeu promover a Guarda, dinamizar o centro histórico e o comércio tradicional, atraindo mais visitantes e proporcionando aos guardenses momentos de confraternização, de solidariedade, de partilha e alegria, durante a época natalícia.