Guarda


A Câmara Municipal da Guarda promoveu na quarta-feira, dia 17 de Junho, na Sala António de Almeida Santos, uma sessão de apresentação do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Durante a sessão, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro, e da Directora Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Adelina Martins, foi anunciado que a autarquia, ao contemplar no seu Plano Municipal a gestão de áreas e faixas com elevada carga de combustível, possibilitou a elaboração de candidaturas, por parte das Juntas de Freguesia do concelho, ao Programa de Desenvolvimento Rural - PRODER, num investimento total de 2.365.010,64 euros, sendo que a comparticipação atribuída foi na sua esmagadora maioria de 100%. “Que grande trabalho se está a fazer aqui”, observou Álvaro Amaro. Na sua intervenção, também anunciou que “no âmbito deste Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios foram ainda apresentadas candidaturas que transitam para o Plano de Desenvolvimento Rural - PRD 2020, num investimento total de 3.758.809, 37 euros”. Está previsto que durante a vigência do plano (2015-2019) sejam intervencionados cerca de 3.700 hectares de faixas de gestão de combustível, 90 quilómetros de rede viária florestal e um total de 4.000 hectares de mosaicos.
Álvaro Amaro enalteceu o trabalho realizado no concelho, referindo que a elaboração do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios serviu para sensibilizar as várias entidades para a velha máxima: “os fogos, de preferência, não se combatem, evitam-se”. “E uma das maneiras de os evitar é tratar bem” a floresta, que considera “uma grande riqueza do país”. O autarca lembrou ainda que no âmbito deste plano, a autarquia avançou com uma campanha de sensibilização junto de proprietários, alertando para a limpeza e manutenção de terrenos e floresta, chamando à atenção para obrigatoriedade dessa mesma acção. O mesmo foi feito junto das Freguesias do concelho, alertando as entidades locais para os benefícios das chamadas faixas de gestão de combustíveis, previstas no referido Plano Municipal. As faixas de gestão de combustível são parcelas lineares de território que reduzem o perigo de incêndios e que protegem vias de comunicação, infra-estruturas, zonas edificadas e povoamentos florestais, pois foram alvo de limpeza de mato e outros combustíveis.
O presidente da Câmara Municipal da Guarda desejou que a sensibilização realizada no concelho “possa contribuir, decididamente, para que tenhamos menos que fazer no combate” aos incêndios florestais.
Segundo a autarquia da Guarda, o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios “tem por missão definir uma estratégia para a defesa da floresta e visa operacionalizar ao nível local e municipal, as normas contidas na legislação em vigor, que atribui responsabilidades aos agentes do sistema, definindo também as previsões e a programação das suas intervenções”.