Evento vai decorrer este fim-de-semana em Vila Real


A Associação Desenvolver o Talento (ADoT), que tem sede na Guarda, vai participar no Festival Nacional de Robótica - XV RoboCup Portugal Open 2015, que decorrerá em Vila Real, no próximo fim-de-semana.
A representação da ADoT é constituída por três equipas, maioritariamente com elementos novos (entre os 10 e os 14 anos), que iniciaram a sua formação na ADoT no corrente ano, e que irão pôr à prova os conhecimentos adquiridos na actividade regular de robótica que a Associação vem promovendo já há alguns anos. Vão competir no escalão júnior, na modalidade de Rescue - duas equipas em Rescue Line (8 aos 14 anos) - ADoT MONTEPIO e ADoT CENTRO de ESTUDOS - e uma equipa em RESCUE MAZE (8 aos 19 anos) - NXT4YOU/ADoT.
Nesta prova, os robôs têm de identificar vítimas com precisão em cenários de catástrofe recriados. Os cenários vão aumentando em complexidade desde o seguimento de uma linha contínua numa superfície plana (Rescue Line), ou entre paredes (Rescue Maze), passando por trajectórias com obstáculos, interrupções de linha e com declives, até chegar a uma zona onde as vítimas estão colocadas aleatoriamente em campo aberto.
A competição qualifica as equipas portuguesas para a prova RoboCupJunior Rescue, no RoboCup2015 a realizar na China.
O evento é a principal competição de robótica educativa que tem lugar em Portugal, onde é posta à prova a eficácia dos pequenos robôs construídos e programados por jovens.