Delegação participou na audiência geral do dia 6 de Novembro


No dia 6 de Novembro, o Papa Francisco saudou, no Vaticano, uma delegação da AIC - Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, que está a celebrar 25 anos.
“Dirijo uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, especialmente os membros da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, de Portugal”, disse o Papa Francisco, durante a audiência pública semanal, que decorreu na Praça de São Pedro, perante milhares de pessoas.
“Queridos amigos, neste mês de Novembro, somos convidados a rezar pelos defuntos. Guiados pela fé na comunhão dos Santos, procurai encomendar a Deus, sobretudo na Eucaristia, os vossos familiares, amigos e conhecidos falecidos, sentindo a proximidade deles na grande companhia espiritual da Igreja. Que Deus vos abençoe a todos”, acrescentou.
A AIC - Associação de Imprensa de Inspiração Cristã reafirmou o seu compromisso com a “verdade” dos factos e a determinação em “dar voz às periferias”.
No documento que entregou ao Sumo Pontífice, no final da audiência pública, a Direcção daquela associação, que representa cerca de 170 títulos de jornais e revistas, com uma tiragem média mensal de cerca de dois milhões de exemplares, reafirmou os esforços junto dos seus associados para criar mecanismos que ajudem os leitores a distinguir as notícias verdadeiras das ‘fake news’.
“A AIC compromete-se a promover, junto dos seus associados, o esforço de procurar ajudar os seus leitores a distinguir o bem do mal, através da busca e identificação de fontes credíveis, da contextualização da realidade e interpretação correta dos factos do dia-a-dia, ajudando a combater as ‘fake news’ que intoxicam a sociedade”, lê-se no documento entregue ao Papa Francisco. Na mesma mensagem, “a AIC reafirma o seu compromisso junto dos seus 170 associados em dar voz aos mais desprotegidos e a chamar a atenção dos decisores para as periferias”.
A delegação integrou o presidente da Direcção da associação, Paulo Ribeiro (Jornal Alvorada, Lourinhã); o vice-presidente, Paulo Rocha (Agência Ecclesia); a tesoureira, Maria da Conceição Vieira (Jornal da Família, Lisboa); o secretário, António Manuel Marques (Raio de Luz, Sesimbra); o vogal António Gonçalves Rodrigues (Mensageiro de Bragança, Bragança); e o vice-presidente da Assembleia-Geral, padre Francisco Barbeira (jornal A Guarda).
Para além da participação na audiência geral, a delegação visitou os serviços de informação do Vaticano, bem como a secção portuguesa do jornal L’Osservatore Romano.
A direcção da AIC quis assinalar esta audiência com uma placa comemorativa gravada em vidro, que evoca os 25 anos que a associação está a celebrar. A delegação entregou também ao Papa Francisco uma inscrição em madeira que assinala 40 anos do programa 70x7, emitido na RTP e da responsabilidade editorial do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.