Iniciativa decorre até 31 de Outubro


Os CTT e a Quercus estabeleceram uma parceria que vai permitir florestar com espécies vegetais autóctones algumas zonas do País mais afectadas pelos incêndios. Para isso basta a qualquer pessoa comprar o kit “Vale uma Árvore” numa loja dos CTT até 31 de Outubro. No momento da compra, é entregue um pequeno kit ao comprador, composto por uma “árvore” em cartão reciclado e um código. A “árvore” de cartão serve de lembrança e pode ser oferecida. O código serve para registar a árvore com o nome da pessoa que comprou o kit. A Quercus irá plantar a árvore verdadeira antes da Primavera de 2015, e vai comunicar a espécie e o local de plantação a cada comprador. Para consultar a evolução do bosque onde foi instalada e acompanhar todo o projecto basta ir até à página: http://umaarvorepelafloresta. quercus.pt.
Com esta campanha, pretende-se a criação de bosques autóctones que oferecem uma maior resistência à propagação dos incêndios e são melhores para amenizar o clima, promover a biodiversidade, proteger a nossa paisagem, a água e os solos, de acordo com a organização.
O custo de cada árvore é de 3 euros e reverte totalmente para os custos do projecto, não havendo qualquer limite ao número de árvores que podem ser apadrinhadas.
No âmbito deste projecto específico, as plantações serão essencialmente efectuadas em áreas classificadas e os terrenos serão exclusivamente baldios ou pertencentes ao Estado.
O Norte e o Centro de Portugal serão prioritários. As Serras da Peneda e Gerês, Serra de Montemuro, Alvão e Serra da Estrela são os locais elegíveis. A Quercus organizará uma acção de voluntariado para plantação das árvores, destinada aos apoiantes que registarem os códigos das árvores no site do projecto. Será usado preferencialmente o viveiro florestal do Centro de Educação Ambiental da Senhora da Graça, no Sabugal, que está sob gestão do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Tendo em consideração as áreas onde é expectável plantar, os promotores seleccionaram 28 espécies que poderão ser utilizadas na criação dos bosques, entre as quais se destacam o Carvalho-alvarinho (Quercus robur), o Carvalho-negral (Quercus pyrenaica), o Sobreiro (Quercus suber), a Azinheira (Quercus rotundifolia), o Freixo (Fraxinus angustifolia), o Azevinho (Ilex aquifolium), o Azereiro (Prunus lusitanica ssp. lusitanica) e o Medronheiro (Arbutus unedo).