Comício na Guarda decorreu junto do antigo Hotel de Turismo


O edifício do antigo Hotel de Turismo serviu de cenário ao comício do Partido Socialista, realizado no último Domingo, 8 de Setembro, na Guarda, que contou com a presença do secretário-geral, António Costa. Rodeado pelos membros da lista que concorrem às eleições legislativas, de 6 de Outubro, o também Primeiro-Ministro prometeu a segunda fase do Hospital, o programa Erasmus no Interior e ainda acabar com a pobreza e elevar o complemento solidário para idosos.
“Porque queremos que quem cá viva, tenha tão boas condições de vida aqui como quem vive nos grandes centros urbanos do litoral, que nós assumimos o compromisso de descongelar a segunda fase do hospital da Guarda e arrancar com essa obra que é fundamental para o futuro desta cidade”, disse António Costa perante as largas dezenas de pessoas que participaram no comício.
Recorde-se que as obras da denominada segunda fase do Hospital Sousa Martins da Guarda incluem a reabilitação do Pavilhão 5, onde funcionaram as urgências até à abertura do novo bloco, em 2014 e para o qual há um projecto onde nascerá um departamento com os serviços de Pediatria, Obstetrícia, Urgências Pediátricas, Urgências Obstétricas, Neonatologia e Ginecologia.
Sobre o ensino superior, António Costa disse que nos últimos quatro anos, o número de alunos colocados nas universidades e nos politécnicos do interior do país aumentou 13% devido às medidas tomadas pelo Governo. “O maior crescimento, 13% ao longo destes quatro anos, foi precisamente nas universidades e nos politécnicos do interior, porque estamos a chamar nova juventude, novos quadros para estes territórios”, afirmou.
Para criar “mais condições de atractividade no interior”, nos concursos de acesso ao ensino superior o Governo procedeu a um “reforço significativo” das vagas em todos os estabelecimentos de ensino superior situados no interior do país.
Adiantou ainda que “hoje, felizmente, as famílias portuguesas têm melhores condições para investir mais na educação dos seus filhos. E muitos daqueles que tinham abandonado os seus estudos estão hoje a regressar às universidades e aos politécnicos para poderem prosseguir os seus estudos”. E acrescentou: “queremos que os jovens que nasceram, cresceram e estudam no litoral, descubram também este outro país que nós temos e onde temos de apostar tudo para o seu desenvolvimento, porque é a partir do desenvolvimento do interior que nós podemos fazer mais e melhor para o conjunto do nosso país”.
Outra das ideias defendidas por António Costa na Guarda passa pela erradicação da pobreza e de elevar o complemento solidário para idosos.
“A ambição que nós temos, na próxima legislatura, é avançarmos mais no objectivo de erradicar a pobreza. E se há pobreza que nós temos que erradicar é a pobreza que atinge os mais idosos, que são aqueles que estão mais frágeis, são aqueles que mais dependem dos outros”, explicou.