Empresa tem sede na Guarda


O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, foi eleito presidente da Assembleia Geral da nova empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo. Para vice-presidente da Assembleia Geral foi eleito Paulo Manuel Marques Fernandes e Ana Cristina Rebelo Pereira ocupa o cargo de Secretária. Na primeira Assembleia Geral realizada na Guarda, na terça-feira, dia 30 de Junho, José Sardinha, presidente da EPAL, foi eleito presidente do Conselho de Administração.
Álvaro Amaro referiu que assume a sua eleição para o cargo de presidente da Assembleia Geral “com muita satisfação” e que encara com uma “satisfação muito grande” a instalação da sede social da empresa na cidade da Guarda. O autarca disse que “hoje é o primeiro dia de uma grande empresa com sede na Guarda”, lembrando tratar-se de uma empresa que vai servir uma população de quatro milhões de pessoas, em água e saneamento. “É uma satisfação muito grande para mim e espero que seja também para estes territórios e não me canso de dizer que é uma reforma de uma enorme coragem política que este Governo demonstrou, uma reforma que vai equilibrar o sistema tarifário e, com isso, reparar as enormes injustiças relativamente ao preço da água no interior do país”, declarou.
O presidente Álvaro Amaro disse ainda que a instalação da sede da empresa na cidade também é sinal de “coragem política” do actual Governo. “É uma grande conquista para a Guarda, isso não tenho nenhuma dúvida. É um grande orgulho para a Guarda ter a sede de uma empresa desta dimensão”, concluiu.
A Águas de Lisboa e Vale do Tejo, S.A. foi constituída pelo Decreto-Lei 94/2015, de 29 de maio, mediante a agregação das empresas Águas do Zêzere e Coa, Águas do Centro, Águas do Oeste, SIMTEJO, SANEST, SIMARSUL, Águas do Norte Alentejano, Águas do Centro Alentejo, integradas no Grupo Águas de Portugal.
A nova empresa agregada passa a servir 80 municípios, abrangendo uma população de 3,7 milhões de habitantes, numa área territorial correspondente a 22% do território continental português, sendo a gestão operacional do sistema delegada na EPAL.
A constituição da Águas de Lisboa e Vale do Tejo integra o processo de reorganização das operações do Grupo Águas de Portugal, no âmbito da reestruturação do sector das águas preconizada pelo programa do XIX Governo constitucional, tendo por objectivos promover a obtenção de economias de escala que garantam sustentabilidade económica, social e ambiental dos serviços e assegurar maior equidade territorial e coesão social, diminuindo a disparidade tarifária resultante das especificidades dos diferentes sistemas e regiões do país.