Na aldeia dos Trinta, no concelho da Guarda


O mágico Alcides Fernandes, residente na aldeia dos Trinta, no concelho da Guarda, vai abrir, em breve, naquela localidade, um atelier de magia, denominado «Alcides Fernandes - Magic’Art», onde acolherá gratuitamente todas as pessoas interessadas em assistir aos seus ensaios.  
Alcides Fernandes adiantou ao Jornal A Guarda que está a finalizar as obras de instalação do atelier onde passará a fazer os seus ensaios à vista de todos aqueles que o procurarem. “A minha ideia é fazer ali os ensaios das minhas ilusões e franquear as portas a quem quiser assistir”, disse. “A ideia surgiu tendo em conta o excesso de solicitações. Todas as instituições querem espectáculos e não havia possibilidade de ir a todas. Assim, é mais fácil ter o meu espaço e, por exemplo, de hora a hora, receber no atelier as instituições interessadas no meu espectáculo. Como as instituições têm viaturas de transporte dos utentes, torna-se mais fácil e, uma deslocação aos Trinta, até serve de passeio para os utentes”, acrescentou.
Referiu que o projecto “também é uma forma de levar as pessoas da cidade à aldeia e de permitir que as crianças e os adultos tenham contacto com outras vivências. Divulgo a magia, criam-se novos públicos e também divulgo a aldeia dos Trinta”. Por outro lado, sublinha que uma deslocação àquela Freguesia é “uma alternativa de passeio, pois como as pessoas vão passear até um centro comercial, também podem ir até ao atelier, podem assistir ao ensaio e terem contacto com ilusões”. “Durante os ensaios as pessoas têm contacto com a realidade de um espectáculo de magia e ficam também a par do trabalho que é realizado nos bastidores, porque um espectáculo de uma hora leva meses a preparar”, justificou. Contou ainda que “um ensaio com público, que demora cerca de uma hora, aproxima-se muito do espectáculo. Logo, nos ensaios, haverá exibição de vários números de magia”.
O mágico irá realizar ensaios abertos sobretudo aos domingos e às segundas-feiras, pois como é técnico de palco no Teatro Municipal da Guarda, estes são os dias em que tem folga no serviço. Irá procurar ajustar os horários dos ensaios à procura dos interessados.
Alcides Fernandes, de 46 anos, que ao longo do ano faz espectáculos gratuitos em instituições de apoio a crianças e idosos, cadeias e hospitais da região, levando a magia a locais onde, de outra forma, dificilmente chegaria, disse que também decidiu abrir os bastidores da magia ao público para poder ensinar algumas ilusões, sobretudo às crianças, “que gostam sempre de aprender”.
O espaço «Alcides Fernandes - Magic’Art» tem capacidade para acolher uma média de 20 pessoas. Entretanto, no caso de surgirem grupos maiores, o mágico poderá utilizar o Salão da Freguesia que já lhe foi disponibilizado pela Junta.
O mágico acredita que o projecto irá ter boa aceitação por parte das pessoas, adiantando que “já há contactos de escolas do distrito da Guarda que mostraram interesse em levar lá os alunos”. “A maior parte das instituições já me conhecem, já têm os meus contactos e já sabem do meu projecto. Quando for inaugurado será do conhecimento do público e das instituições da região”, disse.
O artista também tem um projecto de magia itinerante que tem andado a circular por todo o país e pelo estrangeiro. Nos últimos meses fez espectáculos, tanto em salas como ao ar livre, no Luso, no Fundão, em Vila Franca das Naves (Trancoso), na Guarda, em Vitória e Burgos (Espanha) e em várias cidades francesas, entre outros locais.