Dia Mundial da Televisão, 21 de Novembro


Na sexta-feira, dia 21 de Novembro, celebra-se o Dia Mundial da Televisão, uma efeméride proclamada pelas Nações Unidas em 1996. Em Portugal a televisão (TV) começou a ser transmitida em 1957, a preto e branco, através da RTP - Rádio e Televisão de Portugal (RTP). Em 1980 começaram as emissões a cores e, na década de 1990, o país assistiu ao aparecimento dos primeiros canais de TV privados: SIC (1992) e TVI (1993). Com os avanços tecnológicos surgiram os canais de televisão por cabo (como a CMTV) e outros emitidos através da Internet (como a Localvisão). Também apareceram projectos locais, sendo exemplo, na nossa região, a Arrifana TV.
A partir de 2012 a emissão de TV deixou de ser analógica, tendo passado a digital (TDT - Televisão Digital Terrestre), situação que, na região, originou alguns problemas em termos de recepção e obrigou muitas pessoas a recorrerem à instalação de sistemas de recepção por satélite para poderem continuar a usufruir da companhia diária da “caixinha mágica”. Na maioria dos casos, para além da aquisição de descodificadores de sinal TDT, as pessoas tiveram que colocar novas antenas de recepção de sinal terrestre, o que obrigou a gastos suplementares. Dada a evolução tecnológica, as “velhinhas” televisões também deixaram de ser fabricadas e comercializadas, estando actualmente no mercado modernos aparelhos de LED e de LCD, alguns com diversas funcionalidades associadas e conteúdos interactivos.
A propósito do Dia Mundial da Televisão, o Jornal A Guarda faz um retrato da televisão que é feita na região e mostra alguns dos rostos dos seus protagonistas.