Jarmelo


No dia 2 de Junho, Domingo, decorre, no castro do Jarmelo, a 36ª Feira Concurso do Jarmelo, iniciativa que abre o Ciclo de Festivais de Cultura Popular do Município da Guarda.
“A Feira do Jarmelo é a primeira a dar início aos Ciclos de Festivais de Cultura Popular do Concelho da Guarda, com vista à preservação dos valores e dos recursos culturais e naturais do território, com o apoio do Município da Guarda”, disse ao Jornal A GUARDA, António Manuel Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Jarmelo São Pedro. Acrescentou que o evento procura “promover o encontro, diálogo e aproximação entre os sectores de actividade locais, com o intuito de desenvolver o Jarmelo e toda a região envolvente”.
A Feira tem como principais objectivos promover e divulgar património cultural, bem como o mundo rural desta região, através da raça bovina autóctone, a vaca Jarmelista.
Do festival consta o concurso de gado e de um mercado ao ar livre de artes e ofícios ligados ao mundo rural mas também muita animação com concertos etnográficos, visitas encenadas, espaço infantil, caminhadas, animação de rua e uma garraiada.
O certame começa às 8.00 horas e tem lugar no Castro do Jarmelo, povoado fortificado da Idade do Ferro, que sobreviveu ao período romano até à Idade Média, altura em que D. Pedro a terá mandado arrasar por ser terra de um dos assassinos de Inês de Castro. O conjunto está classificado de Interesse público desde 1953.
“Esta feira concurso é por isso um bom cartão de visitas e atrai, de ano para ano, cada vez mais visitantes da região e do país, contribuindo para a dinamização da região, da economia local e para a promoção também património cultural que constitui o Castro do Jarmelo”, refere o Município da Guarda.