Publicação conta com artigo do padre Jorge Castela


O livro ‘Portugal Católico. A beleza na diversidade’, que reúne 204 textos sobre a realidade eclesial no país, foi lançado esta terça-feira, 21 de Novembro, numa cerimónia que decorreu na Aula Magna da Universidade de Lisboa, e contou com a presença do presidente da República Portuguesa e do cardeal-patriarca.
“É muito mais uma obra virada para o futuro porque nos compromete, porque nos faz repensar, tudo o que fomos capazes de fazer até agora e porque não fomos capazes de fazer melhor”, disse Eugénia Magalhães, da equipa coordenadora da publicação, em declarações à Agência ECCLESIA.
A entrevistada destaca que os católicos são pessoas “inconformadas”, à procura de respostas, e nesse sentido a nova publicação “reflecte muito” sobre o que está por fazer.
“A preocupação foi olhar para a realidade do catolicismo no nosso país e apresentamos um conjunto diversificado de textos que pudesse dar esse retracto real, contemporâneo desta mesma realidade”, desenvolveu.
Eugénia Magalhães afirma que a obra quer “ajuda a repensar a Igreja no próximo século”, considerando que o livro é “crucial” para quem quer “olhar para dentro e fora da Igreja”.
Uma edição especial de ‘Portugal Católico. A beleza na diversidade’ foi entregue ao Papa Francisco, a 20 de Setembro.
O livro reúne 204 textos-síntese, de 190 autores, apostando também na componente imagética com fotografias e gravuras que representam “todas as dioceses” do país.
Destaque para o artigo do Padre Jorge Castela, pároco de Pinhel e fundador da Banda Jota, sobre música de inspiração cristã.
A publicação conta com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, da Fundação Calouste Gulbenkian, da União das Misericórdias Portuguesas e da Santa Casa da Misericórdia do Porto; teve ainda o mecenato pessoal de Alexandre Soares dos Santos.
O Jornal A GUARDA e a Casa VERITAS estão a programar a apresentação desta obra na cidade da Guarda, ainda durante o mês de Dezembro.