É já na próxima semana que o asfalto ibérico vai ganhar vida com os veículos clássicos e históricos do 2º Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos

, uma organização do Clube Escape Livre. No fim-de-semana de 4 a 6 de setembro, cerca de 30 viaturas vão percorrer as estradas entre a Guarda e a zona fronteiriça espanhola, num programa que celebra a paixão pelos carros com história.
Na sexta-feira, dia 4 de setembro, depois da entrada no Hotel Vanguarda, as viaturas são verificadas no Parque Urbano do Rio Diz (Polis), seguem até ao centro da cidade para desfilar em passadeira vermelha na Praça Luís de Camões, e terminam em exposição junto à PSP, enquanto decorre a visita ao Museu da Guarda.
No sábado, a primeira etapa conduz até ao Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, prosseguindo para o distrito de Viseu, com entrada no Caramulo Motor Festival e visita ao Museu do Caramulo, onde é dada a oportunidade de subir a Rampa do Caramulo, uma das “clássicas” do Campeonato Nacional de Montanha. À tarde, saída para a cidade de Nelas, onde decorre a visita e prova de vinhos na Feira do Vinho do Dão. O jantar tem lugar no Paço dos Cunhas e o alojamento é no Grande Hotel das Caldas da Felgueira.
No domingo, a caravana de clássicos parte para a zona de fronteira, nomeadamente para o Fuerte de la Concepción, onde decorre o almoço e a entrega de lembranças. Os participantes visitam ainda as gravuras rupestres de Siega Verde, nas proximidades. A edição de estreia, no ano passado, uniu Salamanca, Nelas, Gouveia e Guarda. A uma semana do seu início, o clube espera um passeio com o sucesso do ano anterior. Informações através do email escapelivre@ escapelivre.com ou 271 205 285.