Vila Nova de Foz Côa


O novo edifício do Centro de Saúde e do Serviço de Urgência Básica de Vila Nova de Foz Côa foi inaugurado, na última sexta-feira, 18 de Janeiro, pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e pela Ministra da Saúde, Marta Temido. Construídas pela Câmara Municipal no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Regional Norte 2020, as novas instalações representam um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, possibilitando, com condições físicas modernas e adequadas, o funcionamento do Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básica, no mesmo edifício.
“Temos estado a alargar as Unidades de Saúde Familiar, para chegarmos à centena, como nos propusemos fazer nestes quatro anos de Governo. E este ano vamos conseguir cumprir este objectivo”, afirmou António Costa, durante a inauguração, salientando que passará a haver 112 unidades do género.
Integrado na Unidade Local de Saúde da Guarda, o Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa tem uma população inscrita de 6.632 utentes, contando com uma equipa de profissionais formada por seis médicos, oito enfermeiros, quatro assistentes técnicos e 10 assistentes operacionais. O Serviço de Urgência Básica funciona com uma equipa de cinco médicos, 18 enfermeiros e cinco assistentes técnicos.
Durante a cerimónia, o Primeiro-Ministro António Costa sublinhou a importância do investimento na melhoria da rede de cuidados continuados e nos cuidados de saúde primários para garantir que funcionem como serviços públicos de proximidade nos territórios do interior. Explicou que o Serviço Nacional de Saúde “já não pode ser só o grande hospital, mas sim uma porta de proximidade que leva os cuidados de saúde, cada vez mais diversificados a cada uma das pessoas”.
E acrescentou: “Porque hoje o Serviço Nacional de Saúde contribuiu para alargarmos a nossa esperança de vida e ao vivermos mais anos, precisamos de melhores cuidados de saúde, e hoje, uma população mais envelhecida precisa de mais cuidados continuados, sendo esta uma linha de investimento muito importante, onde o Governo trabalha em parceria com as Misericórdia, com Instituições Particulares de Solidariedade Social ou as mutualidades.
Numa cerimónia em que esteve acompanhado pela Ministra da Saúde, Marta Temido, o Primeiro-Ministro lembrou a criação de novas valências nos centros de saúde e o aumento do número de médicos de família como objectivos deste governo.
No mesmo dia, a Ministra da Saúde visitou a Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Centro Social e Paroquial de Freixo do Numão.