Região


A Comissão Vitivinícola da Beira Interior é organismo de certificação Acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).O pedido de concessão de acreditação, formalizado pela Comissão Vitivinícola da Beira Interior, para a certificação dos produtos vínicos, com Denominação de Origem ”Beira Interior” e com Indicação Geográfica “Terras da Beira”, foi avaliado favoravelmente pelo IPAC a 13 de Outubro de 2016, tendo sido tomada a decisão de acreditação segundo o referencial NP EN ISO/IEC 17065:2014. Vinho com Denominação de Origem (DO) “Beira Interior” - e Vinho Espumante com DO Beira Interior, portaria nº 165/2005 (D.R. I Série-B Nº30 de 11 de Fevereiro); Vinho com Indicação Geográfica (IG) “Terras da Beira” - Vinho Frisante com IG Terras da Beira, Vinho Espumante com IG Terras da Beira, portaria nº 163/2011 (D.R. I Série-nº76 de 18 de Abril).
Com a publicação da portaria nº 280/2011, publicada em 17 de Outubro, a CVRBI havia sido designada, sob condição resolutiva, ao abrigo do determinado pelo Decreto-lei nº 212/2004, de 23 de agosto, como “ entidade certificadora para exercer funções de controlo da produção e comércio e de certificação dos produtos vitivinícolas” com direito às denominações acima mencionadas.
“Esta acreditação vem reforçar e dar ainda maior responsabilidade ao nosso processo de certificação, que é absolutamente idóneo e imparcial, o que confere aos Vinhos da Beira Interior uma clara garantia de qualidade. Esperamos que esta acreditação, seja também mais um incentivo para que os nossos associados certifiquem mais Vinhos com DO Beira Interior e IG Terras da Beira” explicou o Director Técnico da Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior, Rodolfo Queirós.