|
Daniel de Jesus Vendeiro, presidente da direcção da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes “No dia 6 de Agosto estarão na pista de Fernão Joanes mais de 80 pilotos de motocross”
A Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes vai organizar, no dia 6 de Agosto, uma prova de motocross, pontuável para o Campeonato de Iniciados e Troféu Regional Norte. Daniel de Jesus Vendeiro, Presidente da Direcção, dá a conhecer esta colectividade, bem como alguns pormenores de uma modalidade que tem muitos admiradores e praticantes no concelho da Guarda. A Guarda: O que é a ACR Fernão Joanes e quando foi fundada?
Daniel Vendeiro: A ACR Fernão Joanes – Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes é uma associação juvenil inscrita na RNAJ –Registo Nacional de Associações Juvenis, desde 1997, no INATEL, sendo filiada na Associação de Jogos Tradicionais da Guarda e na Federação Nacional de Motociclismode Portugal. De acordo com os estatutos, trata-se de uma associação popular que pretende promover o desporto, a cultura, o recreio e a assistência social dos associados, assim como a prática e fomento do motociclismo em todas as suas vertentes. Esta associação, sem fins lucrativos, foi fundada em 15 de Outubro de 1992.
A Guarda: Qual o número de sócios que tem actualmente?
Daniel Vendeiro: Actualmente, tem cerca de duzentos sócios, mais precisamente 184. De acordo com a última actualização, temos 57 sócios com menos de 15 anos, 80 sócios com idades compreendidas entre os 15 e os 29 anos e 47 sócios com mais de 30 anos. A Direcção é composta por 12 elementos, dez dos quais jovens. Da totalidade de sócios, 57 são mulheres e 127 homens.
A Guarda: Quais as principais actividades que desenvolve?
Daniel Vendeiro: Cultura, recreio, desporto, tempos livres, educação, solidariedade social, voluntariado, ambiente e património são as principais áreas em que esta associação desenvolve as suas actividades.
A Guarda: Como é que aparece a ligação ao Motocross?
Daniel Vendeiro: A ligação ao Motocross aparece na sequência de alguns contactos que houve numas provas a contar para o Nacional, que se realizaram em Almeidinha. A partir dessa altura nasceu o «bichinho» pelo Motocross. Realizámos provas de Motocross oito anos seguidos. Algumas das provas que organizámos contaram para o Campeonato Nacional e, um ano, para o Troféu Romoto também pontuável para o mesmo.
A Guarda: Como é que a Associação recebeu a notícia da realização de uma prova pontuável para o campeonato de Iniciados e Troféu Regional Norte?
Daniel Vendeiro: Recebemos esta notícia com grande satisfação, sem dúvida, mas cientes que esta prova iria dar muito trabalho. Lembro que foi necessário fazer uma remodelação profunda na pista de motocross, não só no traçado mas também em termos de infra-estruturas.
A Guarda: Quantos pilotos são esperados para a prova do dia 6 de Agosto?
Daniel Vendeiro: De acordo com o que nos foi comunicado, nesse dia estarão na pista de Fernão Joanes mais de 80 pilotos de motocross. Em nosso entender é um número muito bom para o atractivo desta prova.
A Guarda: O que é que foi necessário fazer para organizar esta prova a contar para o Campeonato Nacional de Motocross?
Daniel Vendeiro: Foi necessário muita força de vontade, muito trabalho por parte da direcção para a elaboração da candidatura, e conseguir os apoios necessários. Esta iniciativa obriga a um esforço muito grande da parte de todos os que estão directamente ligados à sua realização, bem como de outras pessoas da aldeia.
A Guarda: Quanto é que a Associação investiu na remodelação da pista de motocross?
Daniel Vendeiro: A remodelação da pista foi uma imposição da Federação Nacional de Motociclismo, pelo que tivemos de cumprir os mínimos exigidos pelos estatutos. Foi, sem dúvida, um grande investimento que só se tornou possível com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, que colaborou connosco a cem por cento.
A Guarda: Quais os objectivos da Associação com a organização de uma prova desta natureza?
Daniel Vendeiro: O principal objectivo tem a ver com a dinamização desta modalidade no concelho da Guarda. Com estas características, posso dizer que é uma prova única na região. Além disso, este tipo de iniciativa ajuda a promover a freguesia, um pouco por todo o país.
A Guarda: Como avalia o papel do associativismo, no desenvolvimento de actividades, nas freguesias?
Daniel Vendeiro: Muito importante e fundamental no seu desenvolvimento. Se analisarmos bem esta questão, rapidamente, damos conta que as associações desempenham um papel de valor inquestionável na vida das nossas terras.
A Guarda: Acha que os jovens estão motivados para a vida associativa?
Daniel Vendeiro: Posso dizer que sim. A nossa Associação é constituída por muitos jovens, pelo que eles estão presentes em diversas actividades e sentem-se motivados para esta vida. Prova do que estou a dizer são as inúmeras actividades que realizamos na freguesia ao longo do ano.
A Guarda: Considera que a Câmara Municipal tem apoiado devidamente as associações do concelho?
Daniel Vendeiro: A ACR Fernão Joanes não tem razão de queixa, visto que a Câmara Municipal da Guarda tem apoiado muito, as actividades por nós realizadas. Sei que a autarquia está a atravessar alguns problemas financeiros mas tem tido uma atitude muito positiva em relação àqueles que apresentam propostas válidas.
|