Vila Nova de Foz Côa


As Fundações Côa Parque, de Serralves e Museu do Douro criaram um bilhete combinado, com um valor próximo dos 17 euros, que vai permitir visitar os três espaços culturais, que têm o Rio Douro em comum. O anúncio foi feito no dia 17 de Março, em Vila Nova de Foz Côa, onde a Fundação Côa Parque estabeleceu novos laços de cooperação com a Fundação Serralves e com a Fundação Museu do Douro, “com o objectivo de dar mais visibilidade pública, nacional e internacional, ao património existente nas regiões portuguesas atravessadas pelo Rio Douro”. “Quem chegar ao Porto, e procurar um espaço cultural nesta cidade, como é caso da Fundação de Serralves, poderá, imediatamente, ficar a saber que, se fizer um percurso ao longo do Rio Douro, tanto de barco, como de comboio, tem três espaços de elevado valor cultural à disposição, com um só ingresso”, explicou Bruno Navarro, presidente da Fundação Côa Parque. E acrescentou: “Tratamos de criar uma solução mais vantajosa, para quem pretenda visitar mais do que um espaço cultural neste território do Norte do país. Esta pareceria também é vantajosa, já que os espaços de venda dos três equipamentos culturais vão passar a dispor de artigos dos outros Museus”. A entrada em funcionamento do bilhete combinado para a Fundação Côa Parque, Fundação Serralves e Fundação do Douro, está programada para o próximo dia 1 de Abril.
No mesmo sentido, naquela data foi também assinado um protocolo de cooperação com a Casa Ramos Pinto, destinado a potenciar sinergias entre os dois Patrimónios Mundiais que coexistem naquela região: a Arte Rupestre do Vale do Côa e o Alto Douro Vinhateiro. “Trata-se do primeiro passo de um projecto que pretendemos ver alargado às grandes casas vitivinícolas durienses, por serem parceiros naturais de um projecto com as características deste projecto cultural do Vale do Côa”, referiu Bruno Navarro, na presença do Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e da presidente da Comissão de Cultura, Educação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, Edite Estrela.
Ao abrigo de um protocolo de cooperação recentemente celebrado entre a Fundação Côa Parque e a A.C.D.R. de Freixo de Numão/Museu da Casa Grande, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, foi também criado e posto à venda um bilhete conjunto entre ambas as estruturas museológicas. O bilhete está disponível desde o dia 5 de Março, sendo válido por 48 horas a partir da data de aquisição. Neste caso, o valor do bilhete combinado é de 6,50 euros (Normal) e de 4 euros (Sénior, Crianças, Cartão Jovem e Deficiente).