Seia


A Sociedade Musical Estrela Da Beira (Santa Marinha) vai actuar este domingo, 17 de Setembro, em Seia, no âmbito da segunda edição do projecto municipal FILARMONIAS.
O concerto está agendado para as 15.00 horas, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, e será acompanhado pela cantora Verónica Ribeiro.
A Sociedade Musical Estrela da Beira foi fundada a 22 de Setembro de 1846 na aldeia de Santa Marinha, no concelho de Seia, quando um pequeno grupo de pessoas se uniu em torno da música e formou aquela que é hoje a banda filarmónica.
O historial da banda, que este ano celebra o seu 177º aniversário, é rico em concertos e eventos culturais, num trabalho de promoção pela região. De realçar a gravação, em 2018, do seu primeiro CD profissional e, no ano seguinte, a sua apresentação ao público num Cine Concerto.
O projecto “Filarmonias” foi criado pelo Município com o objectivo de divulgar as cinco colectividades musicais do concelho e valorizar a sua actividade cultural. A autarquia adianta que “as bandas filarmónicas do concelho desempenham um papel preponderante na formação musical e na vida cultural das populações, contribuindo para o enriquecimento do concelho”.
O primeiro concerto do “Filarmonias” foi a 25 de Abril deste ano, com a Banda de Santa Cecília de São Romão, a que se seguiu, em Maio, o concerto da Filarmónica 1º de Janeiro de Carragozela. Esta iniciativa prossegue a 22 de Outubro, com a Sociedade Recreativa Musical Loriguense, e a 2 de Dezembro, com a Banda Torroselense Estrela D’Alva.