Seia


A violência doméstica é o tema do debate que a estrutura das Mulheres Socialistas da Concelhia de Seia vai promover no dia 23 de Setembro, pelas 14.00 horas, no Centro Interpretativo da serra da Estrela.
A violência doméstica afecta maioritariamente mulheres, não apenas física como psicologicamente, sendo por isso considerada uma violência de género. No ano de 2022 morreram 28 mulheres, vítimas de violência doméstica em Portugal, e as denúncias ultrapassaram as 30 mil. Este tipo de violência acontece todos os dias nos lares das famílias e muitas vezes de uma forma velada e oculta, o que dificulta uma perceção realista dos números de vítimas.
Para compreender e combater melhor este fenómeno em termos regionais e locais, a estrutura das Mulheres Socialistas de Seia juntará académicos, dirigentes políticos, responsáveis locais, equipas de combate e prevenção e a comunidade.
A iniciativa conta com a participação de Manuel Lisboa (Observatório da Violência de Género da Universidade Nova de Lisboa), Amélia Augusto (Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior), Sandra Ribeiro (Presidente da Comissão de Igualdade de Género), Célia Barbosa (Município de Seia), Marco Pina (Núcleo de Investigação da GNR da Guarda), Paula Aires (CPCJ de Seia) e Sérgio Viana (ULS Guarda e Vogal da Ordem dos Psicólogos). O debate tem entrada livre e é aberto a todos os interessados.