Manteigas


O Instituto de Educação Infantil, em Manteigas (Casa de Acolhimento do Instituto de São Miguel que recebe 12 jovens em risco) promoveu uma tertúlia intitulada “Vamos falar de acolhimento?”, na Casa de Chá Infusão, em Manteigas, no dia 16 de Fevereiro.
A iniciativa contou com a participação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, do Director do Centro Distrital de Segurança Social da Guarda, Carlos Martins, da Juíza Presidente da Comarca da Guarda, Olga Maciel, da Magistrada do Ministério Público da Comarca da Guarda Ana Cristina Gomes, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Manteigas Odete Ganilha e do Director do Agrupamento de Escolas de Manteigas, Renato Alves. Nuno Silva fez a apresentação prévia do Centro para a Economia e Inovação Social. A discussão foi moderada por Cátia Azevedo, técnica do Núcleo Distrital da Guarda da EAPN Portugal.
A Tertúlia teve 30 participantes e que foi certificada pelo Centro de Economia e Inovação Social. Este evento abordou os principais desafios que se colocam às casas de acolhimento com o lançamento da nova portaria, mas também sobre o envolvimento e participação das crianças e jovens acolhidos, a importância que deve ser dada à infância e ao superior interesse da criança nas situações de risco, responsabilizando-se toda a sociedade por este princípio, numa necessidade cada vez mais premente de trabalhar em parceria e articulação entre as várias entidades interlocutoras e decisoras no percurso deste menores.