Manteigas


“Faias – Ode ao Outono’ é a iniciativa da Câmara Municipal de Manteigas que vai celebrar o outono no Coração da Serra da Estrela, de 27 de Outubro a 27 de Novembro. O programa é um convite a percorrer os trilhos, conhecer os segredos escondidos de Manteigas, saborear os produtos regionais, desfrutar das melhores paisagens e imergir nas cores mágicas desta estação ao som e ao ritmo da natureza.
Em Manteigas, durante 30 dias, há esta proposta que é verdadeira ‘Ode ao Outono’.
As caminhadas pela Rota das Faias começam no fim de semana de 28 e 29 de Outubro e integram a “Ode ao outono”, conjunto de iniciativas que quer mostrar a Serra da Estrela nesta estação do ano e decorre todos os sábados e domingos, até 19 de Novembro. O “Caminhar nas Faias com o Estrela UNESCO Global Geopark” está de regresso com mais caminhadas, mais interpretações do território e mais experiências únicas. As caminhadas são organizadas pela Estrela UNESCO Global Geopark e pela Câmara Municipal de Manteigas e as inscrições já estão abertas.
A animação musical está a cargo dos Capitão Fausto, que dão um concerto no bosque, marcado para as 15.30 horas, do dia 4 de Novembro, e dos Sons do Minho e Pedro Mafama, que sobem ao Palco Faias, às 22.00 horas, a 3 e 4 de Novembro, respectivamente. No dia 5 de Novembro, haverá um espectáculo de comédia de Carlos Vidal, às 17.00 horas, no Mercadinho de Outono.
O município de Manteigas organiza, também, um programa que integra roteiros gastronómicos, iniciativas educativas, concertos no bosque, visitas guiadas, passeios de BTT e provas de trail. ‘Feijoca de Manteigas - Roteiro Gastronómico’ acontece de 27 de Outubro a 27 de Novembro; Mercadinho de Outono, de 3 a 5 de Novembro; Trilhos D’Outono – Passeio BTT, a 5 de Novembro; Trilhos do Burel – Prova de Trail, a 11 de Novembro; Estrela Green Hub – O futuro é aqui e agora, a 18 e 19 de Novembro; e o Imaginature – IX Festival de Fotografia de Paisagem, a 25 e 26 de Novembro.