Guarda


O presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Joaquim Brigas, enviou no final de Janeiro, aos secretários de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, uma proposta para a adaptação da Pousada da Juventude da Guarda para residência de estudantes do IPG ao abrigo do “Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior”, anunciado pelo Governo.
“Com esta proposta, temos dois objectivos: aumentar o número de alunos do Instituto Politécnico da Guarda combatendo o problema do alojamento de estudantes que querem vir estudar para cá e que não têm onde morar; e atrair mais jovens para a cidade durante as férias”, afirma Joaquim Brigas. E acrescenta: “É por isso que apoiamos e defendemos a iniciativa do Governo de transformar e adaptar imóveis públicos em residências estudantis”.
Para o presidente do IPG “a falta de alojamento para estudantes é um dos principais impedimentos à entrada de mais alunos no Politécnico da Guarda, senão mesmo o maior”. E, na sua carta aos secretários de Estado da Juventude e do Ensino Superior, recorda que todos os anos em Portugal mais de 60% dos jovens que concluem o ensino secundário ficam fora do ensino superior. “Este problema nacional é sobretudo sentido nos territórios do interior do país: todos os anos perdemos uma geração de jovens para o ensino superior, mantendo desta forma um défice enorme nas qualificações dos portugueses”, escreve Joaquim Brigas.
Ao pedir a inclusão da Pousada da Juventude da Guarda no Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior, o presidente do Politécnico compromete-se a disponibilizar quatro quartos da futura residência de estudantes para atrair jovens turistas ao longo de todo o ano. Outro dos compromissos passa por disponibilizar, durante as férias de verão a totalidade dos 16 quartos da Pousada para jovens que visitem a cidade e ainda mais 20 quartos das residências de estudantes do IPG para os jovens turistas que procurem a Pousada. Joaquim Brigas pretende integrar no IPG trabalhadores que estejam adstritos à Pousada (apesar de esta não estar a funcionar). “Espero e acredito profundamente que, com esta proposta que hoje formalizei ao Governo, o presidente da Câmara da Guarda reconheça que a solução é boa para os jovens, é boa para cidade e também é boa para a Câmara, a qual poderá aplicar os recursos que tem disponíveis noutros sectores, como os transportes”, afirma Joaquim Brigas.
Recorde-se que o Presidente da autarquia, Álvaro Amaro, aponta outras soluções que têm em vista a reactivação da Pousada da Juventude e a criação de uma residência de estudantes nas actuais instalações do CDOS.