Guarda


A Câmara Municipal da Guarda vai avançar com um projecto-piloto de um serviço de teleconsulta médica nas freguesias que não têm acesso ao serviços de saúde.
O vice-presidente da autarquia, Carlos Chaves Monteiro, explicou que a autarquia vai prestar o serviço com recurso a uma empresa profissional do ramo da saúde ‘online’, que “vai ser contratada para o efeito”.
A freguesia que vai acolher este projecto-piloto ainda não está escolhida o que deverá acontecer brevemente.
Carlos Chaves Monteiro disse que será dada preferência às freguesias que não tenham extensão do centro de saúde, em primeiro lugar. Neste processo a autarquia também terá em conta a distância e o número de habitantes e de utentes que podem beneficiar desse serviço.
No concelho da Guarda “há 29 freguesias com estas características”, disse Carlos Chaves Monteiro. Acrescentou que a medida poderá, no futuro, ser estendida a outras freguesias.
A prestação de serviços nesta área está aprovada pela Câmara Municipal da Guarda que tem agora de decidir qual será a freguesia rural para o início do projecto.
Logo que seja feita a escolha da freguesia, a autarquia avança com a adjudicação de maneira a “começar a prestar o cuidado de saúde com a empresa, que é uma empresa profissional do ramo”, explicou Carlos Chaves Monteiro.