Fornos de Algodres


A Feira do Queijo Serra da Estrela, em Fornos de Algodres, vai acontecer de 25 a 27 de Março, no Pavilhão Gimnodesportivo de Fornos de Algodres e área envolvente.
“O Certame tem-se afirmado cada vez mais como uma imagem de marca do concelho e da região e tem vindo a dar especial enfoque à promoção e realce do nosso queijo Serra da Estrela, categorizado como sétima maravilha gastronómica nacional, à nossa genuína identidade e autenticidade, aos nossos pastores, queijarias tradicionais e produtores DOP”, explica autarquia em comunicado.
O certame também inclui produtos endógenos locais, como o azeite, os enchidos, o mel, o vinho Dão, produtos com urtiga e doces regionais.
Destaque ainda para o Cão Serra da Estrela e para o elemento diferenciador, a ovelha Bordaleira.
Durante o evento serão dinamizadas visitas guiadas a queijarias e ao Património, permitindo assim divulgar o território rural, fazendo com que os participantes possam desfrutar de uma experiência sensorial in loco da arte de “elaboração do melhor queijo do Mundo”.
Do programa também faz parte a possibilidade de degustação de Queijo Serra da Estrela que funciona como especial convite para uma visita a Fornos de Algodres.
O evento conta ainda com um vasto Programa musical, etnográfico e gastronómico, sendo apadrinhado pelo reconhecido Chef Chakall que vai cozinhar durante a Feira
O Certame insere-se na estratégia do Município de Fornos de Algodres para fomentar e valorizar os produtos endógenos, os recursos naturais, a cultura e as tradições locais.