Figueira de Castelo Rodrigo


A Festa da Amendoeira em Flor está de regresso a Figueira de Castelo Rodrigo, de 23 a 25 de Fevereiro e de 1 a 3 de Março, com um programa recheado de espectáculos musicais, actividades desportivas, culturais e as tradicionais tasquinhas.
“Reconhecido como um dos cartazes mais antigos da região, tendo a primeira iniciativa decorrido em 1941 (faz este ano 83 anos), a “Rainha da Amendoeira em Flor” tem como objectivo a promoção e valorização do património natural, dos produtos regionais e das tradições do Concelho”, explica o Municipio de Figueira de Castelo Rodrigo.
Em comunicado, a autarquia presidida por Carlos Condesse refere que “os campos cobertos pelas amendoeiras em flor são um cartaz turístico atractivo desta região, marcado pela cultura, tradição e hospitalidade, que nesta altura do ano recebe milhares de turistas, oriundos de vários pontos do país e da vizinha Espanha, com o objectivo de desfrutarem da paisagem única proporcionada pelo colorido das amendoeiras em flor”.
Para os dias da Festa, o Município preparou um programa repleto de actividades para receber todos os visitantes.
As actividades decorrerão no recinto da feira, complementado com uma tenda. Os espectáculos musicais contam com artistas de renome nacional, dos quais se destaca a actuação de David Carreira, Tiago Silva, Santa Maria e Banda Lusa, sem esquecer os artistas e bandas locais, como a Renovação3, Rilufe, organista Beto, Grupo de Cavaquinhos e Cantares da Academia Figueira Sénior.
Na vertente cultural e desportiva o destaque vai para a Caminhada da Amendoeira em Flor, a prova de BTT, o 13º Raid TT, os jogos tradicionais, a actuação de Pauliteiros, de Ranchos e Gaiteiros. Para os mais novos haverá novidades no “Zumba Kids” e o “Tik Tok Dance”.
Neste evento, destaca-se ainda a habitual “Feira do Almendro”, em Barca D’Alva, no dia 3 de Março. Uma feira transfronteiriça que junta milhares de portugueses e espanhóis.