Sortelha | Sabugal


A Câmara Municipal do Sabugal vai promover o evento temático “Muralhas com História”, na Aldeia Histórica de Sortelha, de 23 a 25 de Setembro.
Num ambiente de festa, com muitos mercadores, taberneiros, donzelas e cavaleiros… e personagens infindas que remetem para a época medieval, a autarquia propõe “3 dias avassaladores no antigo burgo de Sortelha”. A edição deste ano transporta os visitantes para o espírito trovadoresco do séc. XIII-XIV.
A viagem ao quotidiano medieval será complementada com mercado, tabernas, animação contínua, recriação histórica, torneios a cavalo, demonstração de ofícios, áreas expositivas (acampamento militar, jogos medievais, cetraria e animais da quinta) e momentos mágicos com espectáculos de fogo e malabares. Destaque para os espectáculos “Lenda das Lendas” (sexta-feira) e “Trovas e provas a dona Isabel” (domingo), encenados pelo Grupo Anel de Pedra – Escola de Artes e “Galandum Galundaina” em Concerto, sábado à noite.
Ao passar as portas de Sortelha todos os visitantes receberão um PASS‘A PORTA que os convidará a descobrir os recantos de Sortelha. O preenchimento do “PASS‘A PORTA”, com todos os carimbos com reprodução de marcas de canteiro existentes nas muralhas, distribuídos pelo núcleo amuralhado, será premiado.
A Câmara Municipal do Sabugal sugere que a viagem ao “Muralhas com História” seja feita em transporte colectivo, através da utilização do autocarro que fará este percurso de ida e volta, entre Sabugal e Sortelha, gratuitamente. O percurso faz-se entre o Largo da Fonte (junto ao posto de turismo), com paragem em Aldeia de S. António, e a entrada do centro histórico de Sortelha (Poente). À chegada a Sortelha assegura-se, ainda, o transporte (de 15 em 15 minutos, aproximadamente) entre os parques de estacionamento (Campo da Bola e Corredoura) e a entrada no Centro Histórico.