Papa anunciou a convocação de um “Mês Missionário Extraordinário”
Vaticano
No Dia Mundial das Missões, 22 de Outubro, o Papa Francisco anunciou formalmente a convocação de um “Mês Missionário Extraordinário”, que terá lugar em Outubro de 2019, para reforçar na Igreja a “consciência do dever missionário”.
A iniciativa vai assinalar o centenário da promulgação da Carta Apostólica ‘Maximum illud’, com a qual “Bento XV quis dar novo impulso à responsabilidade missionária de anunciar o Evangelho”, explica o actual pontífice.
O Papa dirigiu uma carta ao cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos (Santa Sé), na qual assume o “objectivo de despertar em medida maior a consciência da ‘missio ad gentes’ e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.
O Papa Francisco recorda o que escreveu na exortação apostólica pós-sinodal ‘Evangelii gaudium’ para considerar que “a acção missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja”.
“Também nestes nossos dias, dilacerados pelas tragédias da guerra e insidiados pela funesta vontade de acentuar as diferenças e fomentar os conflitos, seja levada a todos, com renovado ardor, e infunda confiança e esperança a Boa Nova de que, em Jesus, o perdão vence o pecado, a vida derrota a morte e o medo e triunfa sobre a angústia”, prossegue.
A preparação do Mês Missionário Extraordinário foi confiada à Congregação para a Evangelização dos Povos e às Obras Missionárias Pontifícias.