Seia


A 1ª Taça de Portugal de Downhill, presented by SHIMANO, prova inserida no calendário da União Ciclista Internacional (UCI), também pontuável para a Taça de Portugal de Downhill, vai decorrer no concelho de Seia, com a participação dos melhores pilotos do ranking mundial.
A prova internacional de categoria C1 disputa-se no Bike Park de Vila Cova à Coelheira, pista com 1700 metros de extensão, criada em 2022 nos baldios desta freguesia do concelho de Seia.
A autarquia de Seia fala de “um espectáculo ímpar em Portugal, com muita emoção e adrenalina, naquela que na prática se prevê que seja uma espécie de mini taça do mundo”.
Entre os atletas em competição, esperam-se alguns dos 20 melhores pilotos mundiais da modalidade, estando já confirmada a presença do número 1 e 2 do ranking mundial, os franceses Loic Bruni e Loris Vergier, das equipas Specialized Gravity e Trek Factory Racing.
A Taça de Portugal de Downhill é organizada pela Estrela Ativa - Associação de Desenvolvimento Turístico e Desportivo da Serra da Estrela, pela Associação de Ciclismo da Beira Alta e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio do Município de Seia e da Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira.