A edição 2023 do Dakar já arrancou e com um grupo alargado de portugueses a participar em diversas categorias. Destaque, claro, para as motos, onde temos pilotos lusos em equipas oficiais.

Infelizmente, Joaquim Rodrigues, piloto oficial da Hero, continua a ser perseguido pelo azar. Depois de uma queda que prejudicou a sua preparação, uma queda logo na primeira etapa deixou-o fora de prova.
Entretanto, Rui Gonçalves, piloto oficial da Sherco, é o melhor português no 17º lugar, seguido de António Maio (Yamaha) no 26º lugar. Mário Patrão estreia uma Honda no Dakar e integrado na classificação “Original by Motul” (para pilotos sem assistência), segue na quinta posição dessa classe e 40º na geral. Mais para trás estão Alexandre Azinhais (KTM) que segue em 78º lugar e o israelita com dupla nacionalidade (e licença portuguesa) Gad Nashmani.
Nos automóveis, o destaque vai para os navegadores com Paulo Fiúza ao lado de Vaidotas Zala no Mini JCW. Seguem no 11º lugar da geral. José Marques acompanha Gintas Petrus, estando, para já, no 72º lugar da geral.
Dentro da categoria dos SSV, Mário Franco e o seu YXZ 1000R estão inscritos na T3 (a mais competitiva). Na companhia de Daniel Jordão, segue na 16º posição da geral. Duas posições abaixo, segue Ricardo Porém acompanhado por Augusto Sanz, navegador argentino.
Na categoria T4dos SSV, apesar de competir com uma licença espanhola, Fábio Mota está ao lado do brasileiro Cristiano Batista. O Can-Am da dupla luso brasileira está num excelente sexto posto. Muito bem posicionado está João Ferreira que tem a seu lado o experiente Filipe Palmeiro, igualmente ao volante de um Can-Am. Seguem no 8º posto.
Finalmente, no que toca a portugueses, dois UMM estão a disputar o Dakar Classic. Paulo Oliveira e Arcélio Couto seguem no 10º lugar da geral, enquanto João Costa e Luis Calvão estão, tranquilamente, no 31º posto.
Quanto às classificações do Dakar 2024, Ross Branch (Hero) lidera nas motos, seguido de Jose Cornejo (Honda) e Ricky Brabec (Honda). Nos Quad, Marcelo Medeiros (Yamaha) é o mais rápido seguido de Juraj Varga (Yamaha) e Manuel Andujar (Yamaha).
Nos automóveis, liderança para Carlos Sainz e Lucas Cruz no Audi etron, seguido de Yazeed Al-Rahji (Toyota Hilux) e Sebastien Loeb (BRX Hunter). Nos camiões, lidera o Iveco de Janus van Kasteren, sendo a casa italiana a grande favorita à vitória na ausência da Kamaz. O segundo lugar é para o Praga de Ales Loprais e do Iveco de Martin Macik.