Entrevista a António Correia


António Correia é um piloto jovem nascido no Fundão que tinha em casa a influencia certa para abraçar a carreira de piloto. “As corridas estão no meu ADN porque em casa o meu pai fazia ralis.” Assim sendo, seria difícil que o jovem António Correia, hoje um protésico dentário no Porto, não quisesse enveredar pela competição automóvel.
De acordo com o jovem piloto, tudo começou no karting e chegou às pistas através da Single Seaters ao volante do Funspeed. Um monolugar desenhado e produzido no Fundão, a terra natal de António Correia.
“Surgiu a oportunidade de competir em circuitos com um monolugar que era produzido no Fundão, a minha cidade natal! Nem hesitei! Estivemos na Single Seaters Series de 2019 a 2022. Nesses quatro anos formos campeões em três ocasiões (2019, 2020 e 2022) e vice-campeões em 2021. Isto na minha classe, claro.”
O piloto explica ainda que “conseguimos lutar, sempre, pelos primeiros lugares da geral e, no fundo, foi uma ótima experiência.” Apesar de algumas dificuldades, a verdade é que este “era um projeto com um monolugar projetado, desenhado e produzido no Fundão com um piloto do Fundão e apoios de empresas do Fundão!”
Com toda a certeza, o karting foi um passatempo e ainda “hoje é! Gosto muito de andar de kart.” Porém, as coisas foram-se desenrolando e o pai “percebeu que eu gostava e como fui evoluindo de forma segura e rápida, inscreveu-me no passatempo ‘Onde está o Ás?’.” Apesar do nome, a iniciativa era muito diferente da criada pela Diabolique nos anos 80. Estava apontada aos pilotos vindos do karting. António Correia lembra que “o prémio era um kart para o Challenge Rotax.” E o piloto do Fundão percebeu ali que estava destinado a ser piloto.
“Com toda a certeza este episódio marcou a minha carreira. Não fui além do quarto lugar final, mas como os três primeiros já tinham carta de condução, o prémio final ficou para mim. Assim, fiz o Challenge Rotax em 2011 e foi aí que comecei, realmente, a competir.”
António Correia passou pelos monolugares na Single Seater Series com a Funspeed. Quando o piloto encontrou Pedro Salvador, a sua carreira conheceu nova mudança de rumo. “Com o intuito de dar um novo rumo à minha carreira, encontrei o Pedro Salvador, o responsável pela Speedy Motorsport. Entendemos que a melhor solução seria dar o salto para os competitivos e aguerridos Caterham da Super Seven by Toyo Tires.”
Por certo que já existem objetivos. “O objetivo é continuar mais um ano na Super Seven by Toyo Tires e, depois, avaliar os próximos passos e um salto para nova categoria. Mas, para já, o objetivo é fazer mais um ano com o Caterham e visar os primeiros lugares.”