Desde segunda-feira, em instalações provisórias


A nova Secretaria de Estado da Acção Social começou a funcionar esta segunda-feira, 9 de Dezembro, na Guarda, de forma provisória no edifício que foi da empresa Estradas de Portugal, na Avenida Francisco Sá Carneiro. A mudança para as instalações definitivas, no antigo Palácio das Corporações e Previdência, só se verificará quando obras de adaptação estiverem terminadas.
Apesar da sede da secretaria de Estado da Acção Social ficar no antigo Palácio das Corporações, onde funciona o Centro Distrital da Guarda do Instituto da Segurança Social, esta estrutura governamental vai manter o gabinete em Lisboa, no respectivo ministério. O mesmo acontece com as outras duas secretarias que já foram descentralizadas: a secretaria de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, que fica sediada em Castelo Branco, e a secretaria de Estado da Valorização do Interior, em Bragança.
A nova Secretária de Estado da Acção Social, Rita Cunha Mendes, é licenciada em Direito. Desempenhou funções como vice-presidente e vereadora da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, Directora de Segurança Social interina do Centro Distrital da Guarda, Directora Adjunta do Director do Centro Distrital da Guarda do Instituto da Segurança Social, I.P., Adjunta do Director do Centro Distrital da Guarda do Instituto da Segurança Social, I.P., Técnica Superior do Instituto da Segurança Social, I.P., Professora-adjunta na Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico da Guarda, Formadora Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Tem formação profissional nas áreas da Gestão e Contratação Pública, Contencioso Administrativo, Emprego Público, Procedimento e Processo Tributário, Contra-ordenações e Promoção dos Direitos e Protecção de Crianças e Jovens em Perigo. Foi vogal da Secção de Municípios com Termas, da ANMP e Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Aguiar da Beira.
A Secretária de Estado da Acção Social, Rita Cunha Mendes, é acompanhada por uma equipa constituída por três elementos.