Lista para as eleições legislativas foi chumbada


“Apresentei hoje (17 de Julho) a minha demissão do cargo de Presidente da Federação Distrital da Guarda do Partido Socialista ao Secretário-Geral do Partido, o meu camarada António Costa”, disse Pedro Fonseca, presidente da Federação Socialista da Guarda, e vereador na Câmara da Guarda, na sequência do chumbo da lista de candidatos às eleições legislativas pela Guarda, liderada por Ana Mendes Godinho.
A decisão, que também inclui a renúncia ao cargo de vereador na Câmara da Guarda, surge na sequência do chumbo da lista proposta pela Federação do PS - Guarda, por um voto (obteve 29 votos contra, 28 a favor e um branco), durante a reunião da Comissão Política Distrital, realizada no dia 16 de Julho.
Da lista, encabeçada por Ana Mendes Godinho, também faziam parte os nomes de Pedro Fonseca (líder distrital dos socialistas e vereador na Câmara Municipal da Guarda), Olga Marques (ex-presidente das Mulheres Socialistas no distrito da Guarda, indicada por Celorico da Beira), Fábio Pinto (por indicação da Juventude Socialista), Telma Mano (Figueira de Castelo Rodrigo) e Jorge Liça (Vila Nova de Foz Côa).
Perante o chumbo da lista, Pedro Fonseca considerou que “desapareceu” o apoio que tinha na Comissão Politica Distrital. “Não podendo contar com esse apoio, não preciso que ninguém me indique a porta, eu sei que é chegado o momento de sair”, explicou na conferência de imprensa realizada no dia 17 de Julho na sede Distrital do PS, na Guarda.
Na hora de saída, Pedro Fonseca adiantou que “o Partido Socialista saberá encontrar as melhores soluções para a lista de deputados à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral Guarda”, um processo de que se exclui, reafirmando, no entanto, “total concordância com a escolha de Ana Mendes Godinho para cabeça de lista”.
Pedro Fonseca não quer ser “empecilho, um embaraço ou um problema para o Partido”. E acrescentou: “Nunca vivi do Partido, nunca me servi do partido para satisfazer interesses pessoais, nunca dependi da política para me governar a mim e à minha família, nunca auferi qualquer remuneração pelos cargos políticos que desempenhei e desempenho”. Explicou ainda que esteve sempre na política “por convicção”, lutando de forma “empenhada e desinteressada” pelas causas em que acredita, batendo-se pela “protecção dos indefesos e o auxílio aos mais necessitados”.
Com a renúncia ao “mais alto cargo do Partido no distrito”, Pedro Fonseca retira-se da “vida política activa”, dando lugar “a outros intervenientes que possam melhor servir o nosso Partido e a Guarda”. Nesse sentido, esta segunda-feira, 22 de Julho, formalizou a renúncia ao mandato de vereador na Câmara Municipal da Guarda, onde deverá ser substituído por Cristina Correia.
Como militante de base do Partido Socialista promete dar o contributo tendo em vista “uma vitória expressiva” do PS, nas eleições legislativas de 6 de Outubro.
Na hora da despedida, Pedro Fonseca agradeceu a colaboração de todos os que com ele colaboraram e que ajudaram a fortalecer o PS da Guarda.
Com a demissão de Pedro Fonseca José Luís Cabral, Vice-Presidente da Federação, assumiu a liderança da estrutura federativa e a coordenação do Secretariado até novas indicações da Direcção Nacional.
Pedro Fonseca desempenhou as funções de presidente da Federação do PS da Guarda desde Março de 2018.
Recorde-se que em 2015, a lista do PS na Guarda foi encabeçada por Santinho Pacheco, seguido da actual porta-voz do PS, Maria Antónia de Almeida Santos.