Durante a audiência geral, do dia 6 de Novembro, no Vaticano


O Jornal A GUARDA integrou a delegação da AIC – Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, que participou, na audiência geral, no dia 6 de Novembro, no Vaticano. No final da audiência, o Director do Jornal A GUARDA teve oportunidade de cumprimentar e falar com o Papa.
Francisco Barbeira explicou a Sua Santidade que “o jornal A GUARDA, um dos poucos jornais centenários em Portugal, faz parte da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã e pertence à Diocese da Guarda, com sede na cidade mais alta de Portugal, a cidade da Guarda”.
Sempre sorridente e afável, o Papa Francisco deixou a sua bênção para o Jornal A GUARDA e para as pessoas da cidade da Guarda.
No encontro, Francisco Barbeira apresentou e entregou ao Papa a última edição do Jornal A GUARDA, um momento que considerou “único e de grande honra para o jornal, para a cidade e para a diocese da Guarda”.
O encontro do Papa Francisco com cada membro da delegação da AIC aconteceu no final da audiência geral, durante a qual falou da “inculturação do Evangelho”, a partir da experiência do apóstolo São Paulo, para “criar pontes com todos os sectores da sociedade”.
No documento que a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã entregou ao Papa, assumiu o compromisso com a “verdade”, contra as ‘fake news’, e a determinação em “dar voz às periferias”. A Direcção da AIC apontou ao trabalho em curso para criar mecanismos que ajudem os leitores a distinguir as notícias.
Na mesma mensagem a associação “reafirma o seu compromisso, junto dos seus 170 associados, em dar voz aos mais desprotegidos e a chamar a atenção dos decisores para as periferias”.
O Jornal A GUARDA faz parte da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, desde que foi criada e, actualmente, integra a Assembleia Geral, como vice-presidente.
Foi publicado, pela primeira vez, no dia 15 de Maio de 1904, tendo como fundador o Bispo D. Manuel Vieira de Matos. Durante o primeiro ano, apareceu como boletim quinzenal com secções de Pastoral, Homilética, Religiosa, Científica, Literária e Noticiosa. Só depois começou a ser publicado como Semanário Católico Regionalista, menção que ainda hoje mantém.
Com quase 116 anos de existência, o Jornal A GUARDA, que integra a lista de publicações centenárias Portuguesas candidatas a Património Cultural Imaterial, é património da cidade da Guarda, da Diocese, da região e, porque não, da cultura portuguesa.