Guarda e Gouveia aplaudem reconhecimento pela UNESCO


“A Estrela é fundamental na promoção e desenvolvimento do território, alavancando outros projectos que os municípios da região estão a dinamizar, como é o caso dos Passadiços do Mondego, na Guarda”, disse o presidente da Câmara da Guarda no seguimento do anúncio da aprovação da candidatura da Estrela a Geopark Mundial, no dia 2 de Setembro, pelo Conselho de Geoparks Mundiais da UNESCO.
Carlos Chaves Monteiro adiantou que “o concelho da Guarda é o que tem maior território na Serra da Estrela, o que sempre motivou a autarquia da Guarda a estar na primeira linha, no financiamento e na resolução de problemas, de carácter administrativo e estatutário da Associação Geopark Estrela”.
Para o autarca, o resultado desta candidatura é “o corolário de um trabalho que foi desenvolvido pelos diversos municípios envolvidos, sabendo de antemão que a Serra da Estrela é, de facto, uma marca importante para o território”. E acrescentou: “A candidatura vem reforçar não só uma marca em termos nacionais, mas também em termos internacionais. A UNESCO reconhece, desta forma, a nossa riqueza geológica. Desde logo, a Guarda tem na Quinta da Taberna um dos seus principais ícones da geologia natural, presente e testemunhada no território do concelho da Guarda e da Serra da Estrela”.
Luís Tadeu, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, também se congratulou com a aprovação da candidatura, manifestando o empenho do Município de Gouveia, desde início, neste processo. Compromete-se a continuar a investir na afirmação deste território, agora Geopark Mundial da UNESCO, após terem sido superados todos os obstáculos que marcaram o processo de candidatura.
O autarca considerou que “é a união de todos os parceiros que permite vincar uma acção concreta de afirmação de um território comum, como é a Serra da Estrela, promovendo o reconhecimento e a valorização ambiental e científica que podem catapultar este território para o reconhecimento internacional”.
Luís Tadeu salienta que o reconhecimento oficial do Geopark é um ponto de partida para a valorização colectiva do território da Serra da Estrela através de uma estratégia coordenada de afirmação social, ambiental e económica.
A Associação Geopark Estrela é composta por nove municípios dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia) e também pelo IPG e pela Universidade da Beira Interior (UBI). O papel dos municípios da região também é destacado pelo presidente da Associação Geopark Estrela, Joaquim Brigas, ao afirmar que “o envolvimento de todos os municípios neste projecto, mais do que um pilar importante para o processo de candidatura progredir, foi primordial para o sucesso obtido”.
Após a aprovação do Conselho de Geoparks Mundiais, a Serra da Estrela fica a aguardar o parecer do Conselho Executivo da UNESCO para ingressar de forma definitiva na lista de Geoparks Mundiais deste organismo das Nações Unidas.