Turismo Centro de Portugal e Comunidade Intermunicipal das Beira e Serra da Estrela


O Turismo Centro de Portugal e a Comunidade Intermunicipal das Beira e Serra da Estrela aplaudem aprovação da candidatura da Serra da Estrela a Geoparque Mundial da UNESCO.
O Turismo Centro de Portugal recebeu com “enorme satisfação” a notícia de que a candidatura da Serra da Estrela a Geoparque Mundial foi aprovada pelo Conselho de Geoparques Mundiais da UNESCO, no decorrer da 4.ª Sessão do Conselho de Geoparques Mundiais, na Indonésia.
“Este é um dia muito importante para a região Centro de Portugal, que passa a ter mais um elemento diferenciador reconhecido a nível internacional. Foi um trabalho intenso de quatro anos, que obteve agora um justo desfecho”, considera Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.
“O território do Centro de Portugal afirma-se cada vez mais como um destino preferencial para os adeptos do turismo de natureza e do turismo activo.
Esta é uma região privilegiada, com um património natural e cultural ímpar, e que dispunha já de um Geoparque reconhecido pela UNESCO, o Naturtejo, na Beira Baixa, além da Reserva da Biosfera das Berlengas. A estes sítios naturais classificados pela UNESCO junta-se agora o Geoparque Serra da Estrela, que passará a ocupar um justo lugar de destaque”, acrescenta.
Sobre a aprovação da candidatura, Carlos Filipe Camelo, presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, disse que “quatro anos depois, conseguimos ter ao nosso dispor uma ferramenta que constitui um activo muito importante no âmbito da promoção turística da região”. Acrescentou que que esta distinção valoriza “o aumento do potencial turístico de uma zona onde o problema maior continua a ser o envelhecimento e o despovoamento da população”.
Carlos Filipe Camelo considerou que “a aprovação da UNESCO só foi possível graças a uma candidatura muito bem elaborada, que mereceu o envolvimento e empenho de todos os parceiros da Associação Geopark Estrela”.