Entrevista: Carmelo da Santíssima Trindade na Guarda


As Irmãs do Carmelo da Santíssima Trindade na Guarda, localizado na Quinta de Nossa Senhora do Mileu, na zona da Capela do Mileu, explicam como vivem o tempo de Natal. Uma entrevista que mostra uma comunidade que vive no silêncio e na oração, mesmo no coração da cidade.

A GUARDA: Como é que as Irmãs Carmelitas preparam o tempo de Natal?

Carmelo: O Natal no Carmelo é sempre um tempo muito especial preparado com alegria desde o primeiro domingo do Advento! É uma grande comunhão com Maria que leva no seu Seio o Verbo de Deus! Esta comunhão exige de nós mais recolhimento e interioridade neste tempo privilegiado, por isso, em princípio, não temos visitas nem escrevemos cartas, mas só as indispensáveis para o andamento da Comunidade. Durante as Semanas do Advento temos o “Retiro com a Senhora da Encarnação” retiro de um dia e que é individual. Toda a Comunidade em procissão festiva e a cantar, pedindo a vinda do Messias, caminha alegremente em direção à Cela da Irmã que vai fazer esse Retiro. A Nossa Madre leva, uma cestinha com a Senhora do Advento, que entrega à irmã ajoelhada à porta da própria Cela. Logo de entrada cantamos um alerta para nós mesmas: «Filhas do Carmelo preparai-vos bem… o dia já se acerca! Ei-lo que vem, enchei-vos de fervor, está a chegar o Redentor!». Este Retiro é passado na Cela, é aí, junto da «Senhora» que se dá a interiorização contemplativa do Mistério da Encarnação e Nascimento do Filho de Deus! Também temos uma bonita tradição de podermos lançar desafios umas às outras, para nos afervorarmos no serviço do Senhor! Todo o ambiente do Carmelo neste tempo, é de mais silêncio, contemplação… A própria liturgia nos ajuda a esta vivência maravilhosa. Afinal, na noite de Natal vamos celebrar alegremente o nascimento d’Aquele que é o nosso único motivo de ser Carmelitas Descalças!

A GUARDA: E de que maneira é vivido o nascimento de Jesus?

Carmelo: Oh!!!!!!, Aí é que a alegria extravasa por todos os nossos poros…! Vamos para a Eucaristia já em sobressalto de alegria! O nosso presépio da Igreja, com frequência começa as celebrações do Natal sem o Menino… onde está o Menino? … a determinada altura da Celebração, toda a Comunidade toma os instrumentos musicais que tem à mão, desde a caixinha chinesa, cavaquinhos, tambor, castanholas, bombo, viola, conchinha, etc… e começa com toda a força do coração a chamar o Menino cantando: “Vem Menino do Céu, vem nascer em mim… : O Verbo do Pai e Deus do Éden, com Maria vai a caminho de Belém… Maria é um Céu, José um Serafim, …etc»! Enquanto cantamos e tocamos, a Nossa Madre, com o Menino nas mãos, dirige-se ao capelão que está junto da nossa balaustrada e entrega-lhe o Menino que estava escondido no nosso Coro… Depois da Eucaristia, vamos todas junto da lareira, onde temos também um presépio, e aí cantamos ao Menino. Em seguida vamos confraternizar um pouco no Refeitório.

A GUARDA: Também fazem o presépio?

Carmelo: E se fazemos!!!!!!!!... cada canto do Carmelo tem o presépio completo ou apenas o Menino… é uma tradição de longa data, que vem de Santa Teresa de Jesus. Às vezes os Meninos são de poucos centímetros…outros são maiores. Quase todos foram oferta de amigos, ao longo destes anos cá na Guarda.

A GUARDA: Já tiveram oportunidade de ler a Carta apostólica “Admirabile signum” do Santo Padre Francisco sobre o significado e valor do Presépio? 

Carmelo: Logo que saiu à luz!. É providencial, porque estamos nuns tempos em que tudo o que é cristão é esvaziado do seu sentido mais genuíno e profundo….
A GUARDA: O que é que vai à mesa da Ceia de Natal, no Carmelo da Santíssima Trindade, na Guarda?

Carmelo: O Carmelo tem um jejum próprio que começa no dia da Exaltação da Santa Cruz que é a 14 de Setembro e termina na Vigília da Páscoa, jejum que só é levantado nas Solenidades ou numa que outra grande festa, assim como nos quatro primeiros dias do tempo de Natal.
E o que é que tem a ver com a Ceia de Natal? É que a nossa «Ceia de Natal» é ao meio dia!!! Admirados? É porque no jantar ainda é jejum… Não tenham pena de nós! É tão bom prepararmo-nos para a chegada do Messias…. Cada pormenor da nossa vida tem um sentido muito próprio! Aquilo que para muitos é uma privação dolorosa, para nós é «comunhão e espera gozosa», por isso a nossa Consoada é um tanto insólita para o comum das pessoas, porque, de facto é uma «Ceia» ao Meio dia!. Para a Consoada, vimos em procissão para o Refeitório que está completamente às escuras.
As mesas juntas ao meio, para celebrarmos com mais intimidade a Vinda de Jesus, é coberta com toalhas natalícias sobre as quais estão velas espalhadas e acesas. Na mesa da presidência uma Coroa de Natal com uma grande vela e á frente da mesma coloca-se o Menino Jesus a presidir. Como disse, o Refeitório está às escuras e só temos a luz das velas acesas. A Comunidade entra a cantar ao som de castanholas e pandeiretas – herança que nos deixou Santa Teresa de Jesus - e cada Irmã coloca-se no seu próprio lugar, de pé. De seguida fazemos uma pequena celebração própria para essa refeição, e depois…. toca a comer!! A nossa consoada não difere da das pessoas: Caldo verde, bacalhau com batatas cozidas e couves! Como sobremesa temos fruta e um que outro doce que nos tenham trazido. E o jantar? O jantar é uma refeição frugal como todos os dias.
Depois da Missa do Galo, quando nos juntamos novamente no Refeitório é que festejamos o Menino com os doces próprios do Natal que os nossos amigos costumam trazer-nos, assim como com leite com chocolate e gelado lá metido. Depois de estarmos aqui um bom pedaço de tempo, vamos cantar e dançar ao Menino…dançamos mesmo!!! é uma alegria e uma festa! É claro que nos deitamos de madrugada…

A GUARDA: O que é que costumam pedir de prendinha para o Menino Jesus deixar no sapatinho?

Carmelo: Não temos sapatos, só usamos sandálias! No Natal, privilegiamos o Mistério do Nascimento do Verbo de Deus na carne humana, e por isso, a tónica, entre nós, nunca está nas prendas, se bem que apareça sempre alguma coisita. É aos Reis, como costume espanhol donde vem o Carmelo Teresiano, que pedimos o que é necessário!
A GUARDA: Sabem o que é a iniciativa “Guarda: cidade Natal?

Carmelo: Sim, sabemos que segundo a Câmara Municipal da Guarda, entidade promotora desta iniciativa, diz que “o objectivo é proporcionar um ambiente mágico e natalício às famílias que visitam a Cidade Natal, porque é na Guarda que o Natal brilha mais alto!”. Mas, apesar de toda a magia que encerra a cidade, pelas luzes, a neve, as montras, os presépios etc…, cujo fim é atrair turistas, será que isso leva ao nascimento de Jesus em cada coração?….