Estados-Membros chegaram a acordo


Os Estados-Membros acordaram uma série de medidas de apoio propostas pela Comissão Europeia para atenuar as dificuldades financeiras enfrentadas pelos agricultores devido a condições climáticas adversas e para aumentar a disponibilidade de alimentos para os animais.
“Temos acompanhado de perto a situação desde o início dos fenómenos climáticos extremos e estamos prontos para apoiar os nossos agricultores”, disse o Comissário responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural. E acrescentou: “A Comissão tem estado em estreito contacto com todos os Estados-Membros e temos reagido rapidamente sempre que necessário. Estas medidas deverão aliviar financeiramente os agricultores europeus e protegê-los da escassez de forragens para os seus animais”.
As acções que os Estados-Membros acordaram, no dia 28 de Agosto, em reunião de comité incluem a possibilidade de pagamentos antecipados mais elevados e várias derrogações excepcionais em matéria de regras de ecologização, para que os agricultores possam ter alimentos suficientes para os seus animais. Os agricultores afectados poderão receber uma percentagem mais elevada dos seus pagamentos ao abrigo da política agrícola comum (PAC), melhorando os seus fluxos de tesouraria.
Os agricultores podem, por exemplo: Receber até 70 % dos seus pagamentos directos a partir de meados de Outubro; e receber 85 % dos seus pagamentos relacionados com o desenvolvimento rural.